ENEM, perguntado por jujufarias6878, 8 meses atrás

O sobrevivente Impossível compor um poema a essa altura da evolução da [humanidade. Impossível escrever um poema – uma linha que seja – de [verdadeira poesia. O último trovador morreu em 1914. Tinha um nome de que ninguém se lembra mais. Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades [mais simples. Se quer fumar um charuto aperte um botão. Paletós abotoam-se por eletricidade. Amor se faz pelo sem-fio. Não precisa estômago para digestão. Um sábio declarou a O Jornal que ainda falta muito para atingirmos um nível razoável de cultura. Mas até lá, felizmente, estarei morto. Os homens não melhoraram e matam-se como percevejos. Os percevejos heroicos renascem. Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado. E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio. (Desconfio que escrevi um poema). Carlos Drummond de Andrade. Nova reunião: 19 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985. Os advérbios e as locuções adverbiais podem estar ligados a um verbo, a um adjetivo ou a um advérbio, dando a estes uma circunstância de tempo, lugar, modo, instrumento, meio etc. O advérbio lá em "Mas até lá, felizmente, estarei morto." assume o mesmo valor semântico observado em: a) "Amor se faz pelo sem-fio." b) "Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessida- des mais simples." c) "Não precisa estômago para digestão." d) "[...] ainda falta muito para atingirmos um nível razoável de cultura." e) "Paletós abotoam-se por eletricidade."

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
4

Letra d.

Nota-se que o termo "até", acima apresentado, compreende um advérbio que permite a transmissão da ideia de inclusão. Sendo assim, outro termo que também promove a ideia de inclusão, também pode ser apresentado como o seguinte: "ainda".

Portanto, pode-se afirmar que a frase " ainda falta muito para atingirmos um nível razoável de cultura" também permite a transmissão da mesma lógica que fora obtida anteriormente.

Perguntas interessantes