O SNC possui uma grande importância no organismo e ele recebe e envia muitas informações para a periferia. O encéfalo, tronco encefálico e medula espinal, estão recobertos pelas meninges. Esta estrutura é composta por três finas camadas que são denominadas de: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Entre elas encontramos os espaços meníngeos por onde ocorre a circulação do líquor.
Referente à nomenclatura dos espaços meníngeos e a correta introdução das anestesias, podemos afirmar:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O espaço epidural corresponde àquele visto entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral, já o espaço subdural fica entre a dura-máter e a aracnóide. Por fim, o espaço subaracnóideo localiza-se entre a aracnóide e a pia-máter.
O liquor é retirado entre as vértebras L4 e L5.
As anestesias podem ser peridurais (quando a agulha não penetra todas as meninges e o anestésico é colocado fora do espaço em que está o líquido espinhal, eliminando a dor) ou raquidianas (quando a agulha penetra todas as meninges e o anestésico é colocado no líquido que envolve a espinha, deixando a região dormente e paralisada). As anestesias raquidianas também são chamadas de raquianestesias ou de anestesias subaracnoides e podem ser feitas entre as vértebras L3/L4 ou L4/L5.