Ed. Física, perguntado por mateushb2001, 1 ano atrás

O slogan do comercial de margarina serve aqui de pretexto para uma discussão bastante em voga. De qual qualidade de vida essa gente tanto fala?
Ora, qualidade de vida é, digamos, uma vida boa. Não no sentido de “vida mansa”, de férias eternas, mas de um cotidiano em que as responsabilidades e os prazeres se equilibram, garantidos por boa saúde, havendo realização pessoal e facilidade no lidar com as atividades diárias.
A qualidade de vida depende de poder aquisitivo, da infra-estrutura do habitat em que se vive, da relação que se mantém com o trabalho, da administração do tempo que se dedica a cada atividade, da satisfação que se obtém com o conjunto dessas atividades, do conforto a que se tem acesso, do estado de saúde e, acima de tudo, da maneira pessoal de encarar tudo isso. A qualidade de vida se mede por parâmetros individuais, socio-culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Está relacionada ao mesmo tempo a referenciais externos e a uma percepção individual do modo de vida. Ela pode não aparecer no exame de sangue e pode não ser detectada pelo cardiologista, mas, se bem observada, pode aparecer na firmeza do colchão, no trânsito no caminho para o trabalho, na maciez dos sapatos, no barulho da vizinhança, no brilho dos olhos, na largura do sorriso, no viço da pele ou do cabelo, na saudade dos seus amigos, no entusiasmo da sua secretária.
Uma das garantias da qualidade de vida é o respeito ao que se chama de tempo de qualidade. A expressão “tempo de qualidade” normalmente aparece relacionada aos momentos que passamos com nossos familiares e entes queridos, mas pode significar bem mais do que isto. Tempo de qualidade pode ser o tempo que efetivamente dedicamos àquilo de que mais gostamos, sem outras preocupações que prejudiquem o bom usufruto desses momentos de prazer. Eis porque é um conceito tão pessoal. Só você sabe o que mais tem vontade de fazer e pode avaliar até que ponto está satisfeito.
A qualidade, a excelência do tempo, pode ser gerenciada de uma maneira melhor para serem produzidos resultados melhores, o que depende muito de você. Suas atitudes frente às suas atividades e frente às outras pessoas podem transformar seu “tempo ruim” em qualidade de vida, da mesma forma que podem transformar um momento perfeito em um pesadelo.
Muitas pessoas descobrem a importância de viver esse tempo de qualidade somente depois de um grande choque em sua vida, como um ataque cardíaco ou um acidente, senão quando já estão numa idade avançada, sem a disposição que tinham na juventude. Em vez de repentinamente querer recuperar o “tempo de qualidade perdido”, vale a pena torná-lo prioridade e inseri-lo no dia-a-dia da forma que for possível. O primeiro passo é assumir que o tempo de qualidade é fundamental para sua qualidade de vida. Uma vez convencido disto, você encontrará uma maneira de aproveitá-lo. Quando a gente realmente quer, sempre arruma tempo. Você sabe que sim.

Qualidade de vida começa com o que?

Soluções para a tarefa

Respondido por JamilsSantanna
2
começa com as suas atitudes ,pois são as suas atitudes que irá garantir uma boa qualidade de vida.
Perguntas interessantes