O sistema respiratório é compreendido por um conjunto de estruturas anatômicas as quais, em conjunto, tem por objetivo captar o ar do meio ambiente e transportar para o pulmão para posteriormente este ser transferido para a circulação sanguínea. Neste processo, o oxigênio do ambiente passa por vários locais até chegar no seu objetivo final. Esses locais são divididos em porção que tem objetivo de conduzir o oxigênio e porção respiratória, propriamente dita.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.
No interior dos pulmões, acontece a troca gasosa de dióxido de carbono pelo oxigênio, denominada hematose pulmonar. Sendo assim, a principal função desse sistema é realizar a troca gasosa entre o meio ambiente e o organismo dos animais. Nesse texto, você irá estudar a função dos órgãos que compõe o sistema respiratório do corpo humano.
Órgãos do sistema respiratório
Antes de chegar até as células, o oxigênio e outros elementos químicos que vem do ar atmosférico é inspirado e entra nesses órgãos através das vias respiratórias condutoras. Veja a função de cada um dos órgãos.
Pulmões
O corpo humano possui dois pulmões. Dentro do sistema respiratório, eles são os órgãos mais importantes e contém cerca de 200 milhões de estruturas minúsculas, chamadas alvéolos pulmonares.
Os pulmões são envolvidos por duas membranas, chamadas de pleuras. O ar que chega até eles é constantemente renovado, garantindo o abastecimento contínuo do oxigênio no sangue.