“O sistema político iroquês estava divido em três áreas: local, tribal ou das nações e federal. No governo local, cada povoamento de Iroquoia tinha o seu conselho, que cuidava dos assuntos da aldeia, como a estipulação de áreas de caça, de cultivo, a mudança da aldeia para outro local e a organização de expedições de guerra. O governo da aldeia era presidido por um homem, o chefe principal, que representava o clã e que tinha sido escolido pela matrona. Estes chefes faziam o possível por manter a harmonia e minimizar a hostilidade interna.
Em assuntos importantes, os membros do conselho reuniam-se com o povo, mantendo-se fiéis às suas decisões e desejos. Os homens ou mulheres dos diferentes clãs podiam levar qualquer assunto à atenção do conselho, tendo o direito de formar comissões e designar delegados que transmitissem as suas questões. Estes conselhos locais reuniam-se na casa do chefe ou numa casa própria para estas assembleias (...). Quando a reunião era realizada em casa do líder, duas matronas elegiam duas mulheres para cozinharem para o chefe e visitas, mas, se a mulher do chefe concordasse, prepararia ela própria a comida (...). A hospitalidade era uma lei fundamental desta cultura (...).
No Conselho das Nações (...) debatiam-se questões de política externa, como a venda de terrenos, a guerra e a paz. As nações eram independentes uma das outras e, como os iroqueses afirmavam, cada uma tinha o seu próprio fogo, à volta do qual os seus chefes se reuniam para deliberar os problemas da sua nação (...).
Assuntos onde se previsse dificuldade em alcançar consenso ou se antecipasse uma decisão impopular, seriam apresentados à nação para que todos pudessem expressar a sua opinião (...). Na sociedade iroquesa não existia hierarquização social. Por consequência, a liberdade de expressão era um direito que todos podiam exercer.”
FILIPE, Maria José de L. P. Nicolau. O papel da mulher na sociedade iroquesa. Dissertação (Mestrado em Estudos Americanos). Universidade Aberta, Lisboa, 2001, p. 90-92.
Considerando as informações acima, analise as afirmações a seguir:
I. Os iroqueses estavam organizados em torno de uma Confederação, na qual o sistema político estava dividido em três áreas: local, tribal (ou das nações) e federal. No âmbito local, cada povo tinha um conselho próprio, chefiado por um homem, escolhido pela matrona, e que discutia as questões da comunidade, como as atividades agrícolas e as guerras.
II. No Conselho das Nações eram debatidas questões de política externa, como a venda de terrenos, a guerra e a paz. As questões polêmicas eram levadas a toda a nação para que se criasse um consenso na decisão, havendo, assim, liberdade de expressão. Toda nação também tinha autonomia.
III. Na sociedade iroquesa as mulheres tinham importante status social. Além de a linhagem dos chefes ser feminina, as mulheres participavam das decisões dos conselhos e tinham responsabilidade na transmissão dos saberes.
IV. Alguns princípios da Confederação Iroquesa estão presentes na Constituição dos Estados Unidos, como as ideias de autonomia das nações no interior de uma Confederação (semelhante à ideia do federalismo), as ideias de que o governo deve atender às necessidades do povo e as de liberdade de expressão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
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6
Resposta:ALTERNATIVA 5
Explicação:
PELA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ESTÃO TODAS CORRETAS.
carlosbremer:
acredito que a opção 3 esteja incorreta ,pois não fala que as mulheres tinha status e sim direitos
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0
Resposta:
Explicação:
Alternativa 4 todas estão corretas.
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