O sistema de notação musical moderno teve suas origens nos NEUMAS (do latim: sinal), pequenos símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais chamadas “cantochão” ou “Canto Gregoriano”, por volta do século VIII, no período conhecido como Idade Média (séc. VI ao séc. XV). Como esses neumas (sinais) eram representados nas letras dos cantos gregorianos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Neumas são os elementos básicos do sistema de notação musical antes da invenção da notação de pautas de cinco linhas.
A notação musical começou por surgir primeiro com a função de auxiliar a memória de quem cantava e só mais tarde se tornou cada vez mais precisa. Primeiramente, eram colocadas pequenas marcas junto das palavras indicando o tipo de movimento sonoro a cantar. Essas marcas chamavam-se neumas e dividiam-se em dois grupos:
virga, quando o movimento musical era ascendente,
tractulus, quando o movimento musical era descendente
o raramente usado gravis quando era muito descendente,
e o punctum, utilizado muitas vezes no meio de neumas menos simples como o os de dois sons (podatus e clivis) e de três ou mais sons (torculus, porrectus, scandicus e climacus).
Existiam também algumas alterações aos neumas, como o subpunctis, o resupinus, e o flexus. Existiam também vários sinais de pequenas alterações rítmicas, melódicas, ou interpretativas, assinaladas com letras. Neste sistema, o cantor tinha de conhecer previamente as músicas. Mais tarde, foram sendo implantadas linhas, no sistema musical, até chegar a um conjunto de quatro. Esta forma musical foi muito utilizada na Idade Média. Só mais tarde foram implantadas cinco linhas.
Representaçao dos neumas (exemplo) :