Biologia, perguntado por flavi5liame9, 1 ano atrás

o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos define o solo da Caatinga como pouco profundo. pedregoso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica e que dificilmente armazena as águas das chuvas. Os afloramentos rochosos existentes se tornam uma característica comum na Caatinga que, associada aos solos rasos, propicia as condições ideias para a vegetação, que cresce nas pedras, em fissuras ou em depressão onde há acúmulo de areia, pedregulhos e outros detritos.A vegetação tipica encontrada no solo caracteriza-se por apresentara) raízes superficiais para facilitar a sua fixação.b) folhas grandes e membranáceas para facilitar a realização da fotossíntese.c) raízes respiratórias denominadas pneumatóforos para obtenção do gás oxigênio.d) folhas pequenas e modificadas em espinhos para evitar a transpiração excessiva .e) arvores altas com filhas grandes, sempre verdes e com extremidades afiladas em goteira,(* porque a resposta é a D?* minha duvida.)

Soluções para a tarefa

Respondido por ismaelconrado38
18
Essas adaptações são características peculiares evolutivas dessa vegetação, pelo fato de o clima ser seco por exemplo: mandacarú; xique-xique; aroeira; braúna; entre outras, são mais suscetíveis a sobrevivência, visto que não perderão tanto líquido (o que é imprescindível no Agreste), quanto se tivesse folhas grandes por exemplo.
                                                                        Espero ter ajudado Flavi!
Respondido por jadecristinamarquesd
11

Resposta:

Explicação:

A Caatinga está submetida ao clima semiárido, cuja pouca pluviosidade anual resulta na adaptação da fauna e da flora. A vegetação, por exemplo, apresenta perda das folhas no período de estiagem ou espinhos, os quais são folhas modificadas para diminuir a perda da umidade por meio da evaporação.

Perguntas interessantes