O significado da palavra “trabalho” passou por sucessivas interpretações. Segundo Hannah Arendt, a partir do século XVI, o trabalho ascendeu da mais humilde e desprezada posição ao nível mais elevado e à mais valorizada das atividades humanas, quando Locke descobriu que o trabalho era a fonte de toda a propriedade [...]. Assinale a alternativa relacionada com a noção de trabalho difundida após a Primeira Revolução Industrial: *
A) Apesar da introdução das máquinas no processo de produção, substituindo o trabalho humano, este continuou a ser fundamental para os donos das fábricas, que remu- neravam os trabalhadores conforme sua produtividade.
B) A fábrica passou a ser identificada como o lugar onde todas as forças produtivas da sociedade poderiam ser liberadas, e a dimensão da energia humana, por meio das máquinas, foi percebida como fonte de melhorias para os trabalhadores.
C) O trabalho passou a ser sinônimo de cansaço e penalização para os operários, que estavam submissos ao maquinário do patrão, a exigências quanto à produti- vidade e à adaptação ao “tempo da fábrica”.
D) A autodisciplina, o controle próprio e o abandono da ociosidade são valores pregados pelos patrões, que reconhecem a validade desses princípios para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
E) Mesmo sendo submetido ao “sistema das fábricas”, é o trabalhador quem detém o domínio das técnicas de produção e do processo de trabalho, o que lhe permite certa margem para a negociação salarial com os patrões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
C
Explicação:
Os trabalhadores eram exploexplorados pelos seu patrões. E os trabalhadores tiveram que se adaptar com a introdução das máquinas
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás