“[...] O sentimento imperante no Nordeste era o de que, com a vinda da família real para o Brasil, o domínio político da colônia passara de uma cidade estranha para outra, ou seja, de Lisboa para o Rio de Janeiro. A Revolução que estourou em Pernambuco em março de 1817 fundiu esse sentimento com vários descontentamentos resultantes das condições econômicas e dos privilégios concedidos aos portugueses.”
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. 2ª Edição, Página 70. São Paulo: Edusp, 2008.
A Revolução Pernambucana durou pouco mais de dois meses, sendo suprimida no mesmo ano de sua eclosão (1817) e tendo seus principais líderes presos e/ou executados.Todavia, esse movimento teve um papel essencial na história brasileira, pois:
A
teve como principal objetivo a emancipação da colônia em relação à metrópole e influenciou outras regiões do país.
B
representou uma das mais importantes vitórias dos revoltosos que lutavam pela independência do Brasil contra a Coroa portuguesa.
C
durou mais de dois meses, feito nunca alcançado em uma colônia em qualquer parte do mundo até então.
D
mudou toda a configuração política do Nordeste, uma vez que ocorreu nesta região, apesar dessa mudança não ter influenciado outras regiões.
E
transformou apenas as pessoas envolvidas na revolta, que se tornaram famosas e respeitadas em todo território brasileiro até hoje.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
A reapoata correta e a letra A
Respondido por
12
A resposta correta é A
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás