O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da História.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
( ) A decepção em relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
( ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
( ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
( ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
II - I - III - IV.
I - IV - III - II.
III - IV - II - I.
I - II - III - IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta:
RESPOSTA CORRETA
II - I - III - IV.
Explicação:
Respondido por
22
Alternativa A ( II, I, III. IV.); O fim da História é basicamente a decepção em relação às promessas modernas baseadas nos ideais societários; enquanto que a Crítica à razão fundamenta-se na análise da racionalização do mundo.
O fim da política foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos seres humanos que compõe a população, isto é, o país, enquanto que a Efemeridade e liquidez é tudo o que transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto.
Abraços!
Perguntas interessantes