Psicologia, perguntado por leilamazevedo, 9 meses atrás

O sentido de colonizar o Brasil é o de criar "uma colônia destinada a fornecer ao comércio europeu alguns gêneros tropicais ou minerais de grande importância: o açúcar, o algodão, o ouro... A nossa economia se subordina inteiramente a esse fim, isto é, se organizará e funcionará para produzir e exportar aqueles gêneros. Tudo mais que nela existe, e que é aliás de pouca monta, será subsidiário e destinado unicamente a amparar e tornar possível a realização daquele fim essencial" (PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.123). Sobre o tema, analise as afirmações abaixo e considere V para verdadeiro e F para falso: ( ) Apesar de ter importância, a economia brasileira não gira em torno da monocultura da cana, há muitas outras atividades, tão produtivas quanto essa, tais como o comércio e a criação de gado. ( ) O açúcar não pode ser entendido somente como um produto. Ele é, também produtor de códigos, costumes e hábitos. ( ) A abertura para um mercado próspero, como o do açúcar, demandava saídas mais duradouras. Foi dessa maneira que se casaram os lucros da cana com aqueles provenientes do tráfico de viventes. ( ) O centro da vida, o local de mando e de hierarquia, permanecia retido, real e simbolicamente, em torno da casa-grande e do engenho. Qual a ordem correta?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
14

Todas estão corretas.

Dentre os ciclos econômicos do Brasil temos o ciclo da cana-de-açúcar durante o século XVI e XVIII, onde o engenho foi a maior unidade de produção de açúcar, onde se localizava a casa grande e o centro de produção da cana, onde os escravos Africanos realizavam o serviço em massa, tendo grande contribuição no crescimento econômico do país, tendo diminuído apenas quando Portugal perdeu para a Holanda a melhor parte da colônia, o que ocasionou uma queda na economia açucareira.

O ciclo mais a frente, o ciclo algodoeiro foi incentivado pela Revolução industrial, expandido a produção têxtil no mundo, onde os latifúndios aqui no Brasil projetaram o cultivo em diversas regiões, desde o Ceará até o RIo de Janeiro e São Paulo, onde podemos destacar características importantes como: A utilização do trabalho escravo; A economia voltada para o mercado externo; O cultivo dos latifúndios; e por fim, a monocultura.

Respondido por andreiasarah04
10

v v f v dentre os ciclos e economia do brasil temos ciclo da cana de açúcar durante o século CHI e XVIII onde o engenho foi a maior unidades de produção de acucar

Perguntas interessantes