O senso comum pode ser uma ferramenta poderosa da Administração? Porquê?
Qual é a importância do senso comum na Administração?
Soluções para a tarefa
Resposta:A ciência não é a única forma de pensamento ou de observação acreditáveis de uma sociedade. A ciência destaca-se de outras formas de conhecimento pela utilização do método científico, porém nem todo conhecimento obtido sem a utlização desse método deixa de ser crível. O conhecimento teológico ou religioso, por exemplo, não precisa submeter-se ao escrutínio do método para ser válido. Ao passo que a religião não consegue (e nem deveria tentar) provar a existência de Deus, a ciência tampouco pode negá-la. Portanto ambas formas de conhecimento são válidas e coexistem para enriquecer o pensamento humano.
O senso comum pode, por vezes, se apresentar como obstáculo à ciência, no sentido em que muitas certezas empíricas estão tão arraigadas nas pessoas que as impede de aceitar conclusões novas, ainda que provadas pela ciência e seu método científico. Isso, no entanto, não é sempre negativo, já que conclusoões científicas são, com muita frequência, inexatas. Um equilíbrio se faz necessário, com o senso comum de um lado e do outro a ciência, pois dessa forma ambos tendem a se complementar ao invés de se opor. Quando isso acontece, encontramos o senso comum como ponto de partida para grandes descobertas.
Explicação:Na administração, tanto a cientificidade quanto o senso comum tem seu lugar. Quem nunca vivenciou aquele líder que tem palpites de sorte, que parecem sempre dar certo. Experiência e feeeling são tão importantes quanto formação acadêmica e a utilização de modelos "comprovados".
É importante que o administrador conheça a força do senso comum e saiba utilizá-lo como ferramenta poderosa em suas atividades. Isso só se conquista com esforço, bom senso e paciência.