História, perguntado por renatagrigolon, 6 meses atrás

O semiólogo argentino Walter Mignolo é um dos principais representantes do pensamento decolonial latino-americano e membro fundador do Grupo Modernidade/Colonialidade, responsável por ressignificar as análises sobre o período colonial da América e a Modernidade europeia. Em uma de suas principais obras, Mignolo afirma:

“O que de fato me interessa é a emergência do circuito comercial do Atlântico, no século XVI, que considero fundamental na história do capitalismo e da modernidade/colonialidade. Tampouco me interessa discutir se houve ou não comércio antes da emergência do circuito comercial do Atlântico, antes do século XVI, e sim o impacto que esse momento teve na formação do mundo moderno/colonial no qual se está vivendo e de cujas transformações planetárias somos testemunhas”.

Sobre o texto de Mignolo, são feitas as seguintes afirmações:

I – O excerto corrobora a tese de que o colonialismo foi indispensável para o desenvolvimento dos Estados Modernos e da ideia de modernidade europeia.

II – O trecho revela que a economia desenvolvida no Atlântico não significou alterações significativas nas monarquias europeias, apenas nos novos territórios descobertos.

III – A expansão marítima teria significado não somente incrementos econômicos, mas transformações nos âmbitos culturais e sociais da América e da Europa, em uma influência recíproca.

Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​


A.
Apenas I.


B.
Apenas II.


C.
Apenas I e II.


D.
Apenas I e III.


E.
Apenas II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por elanosilva20
1

Resposta:

letrra c

Explicação:

nao sei explicar direito


carolinetaveira1: Está errada, resposta certa é a D
Respondido por carolinetaveira1
9

Resposta:

D.  

Apenas I e III.

Explicação:

O trecho da obra de Mignolo revela que o colonialismo foi fundamental para o desenvolvimento econômico dos Estados Modernos, mas o comércio e a expansão marítima também afetaram a cultura e as sociedades americanas e europeias pela conformação da colonialidade. A América foi fundamental para a formação de uma identidade europeia, assim como a cultura europeia se impôs como superior às diversas culturas latino-americanas.

Perguntas interessantes