O Segundo Reinado foi um período de relativa estabilidade. Assinale a alternativa que melhor mostre por que D. Pedro II consegue se manter por tanto tempo no poder. *
A) A força de D. Pedro II estava totalmente vinculado a presença da escravidão, que se manteve durante todo o Segundo Reinado em crescimento.
B) O Imperador D. Pedro II, se manteve no poder apenas por contar com o apoio do exército, que em contra partida recebia toda atenção do governo, mesmo com a derrota na Guerra do Paraguai.
C) D. Pedro II consegue durante o Segundo Reinado ter o apoio tanto do partido liberal, quanto dos conservadores, graças principalmente as trocas de favores. Este fato aliado a forte economia cafeeira manteve o imperador por muito tempo no poder.
D) O Segundo Reinado só durou tanto tempo devido o apoio incondicional da Igreja Católica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) D. Pedro II consegue durante o Segundo Reinado ter o apoio tanto do partido liberal, quanto dos conservadores, graças principalmente as trocas de favores. Este fato aliado a forte economia cafeeira manteve o imperador por muito tempo no poder
Explicação:
E não somente esse fato.
O Segundo Reinado teve um característica de governo que permitia uma flexibilidade dos partidos revezarem no poder.
Ocorria que através do Poder Moderador previsto na Constituição de 1824, D. Pedro II poderia tanto dissolve a câmara dos deputados quando não existia acordo quanto também substituir o Presidente do Conselho de Ministros que precisava tanto o consentimento da câmara quanto do imperador.
Esse método permitiu não ocorrer grandes brigas entre os partidos pois sempre havia a oportunidade de estar a frente do governo em algum momento futuro.