O século XVII na Inglaterra foi marcado por um processo de transição politica que levou para um novo modelo politico de governo. Nesse caminho, revoltas e conflitos aconteceram, com destaque para as Revoluções Puritanas e Gloriosa. Quais os principais motivos que levaram a esse processo?
Soluções para a tarefa
Tanto a Revolução Puritana quanto a Revolução Gloriosa tiveram como motivos o absolutismo político.
Desde 1215, era necessária a convocação do parlamento para modificar leis, porém o Rei Jaime I decidiu que não precisaria dele para governar. A necessidade de convocação do parlamento se dava como uma forma de limitar o poder do monarca e diminuir sua arbitrariedade.
Outro motivo foi a tentativa de revolta contra a implantação do anglicanismo na escócia.
As revoluções tiveram como consequência o liberalismo econômico e limitação monárquica constitucional.
A Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa foram movimentos que combateram o absolutismo, o modelo de governo em que o monarca tem poder absoluto e faz o que quiser.
A Revolução Puritana transformou a Inglaterra pela única vez em uma República, que foi liderada por Oliver Cromwell por dez anos. Cromwell logo assumiu poderes ditatoriais, não muito diferentes do absolutismo.
A Revolução Gloriosa não derrubou o rei, mas foi ainda mais vitoriosa porque acabou com o absolutismo. A partir de então, os monarcas ingleses se comprometem a governar dentro dos limites impostos por um Parlamento.
Saiba mais sobre Oliver Cromwell: https://brainly.com.br/tarefa/494005