História, perguntado por mcsouza2005, 6 meses atrás

“O século XV é, sobretudo, aquele dos homens multifacetados. (...) O mercador e estadista florentino é, amiúde, também um homem versado em ambas as línguas clássicas; os mais renomados humanistas leem para ele e seus filhos a Política e a Ética, de Aristóteles, e mesmo as filhas da casa recebem igualmente uma elevada educação. (...) Há tempos seu saber filológico não deve servir meramente ao conhecimento objetivo da Antiguidade clássica, mas ser também aplicável no cotidiano da vida real. Assim, paralelamente a seus estudos sobre Plínio, por exemplo, ele reúne um museu de história natural; a partir da geografia dos antigos, torna-se um cosmógrafo moderno; tendo como modelo a historiografia daqueles, escreve a história de seu tempo (...).”
(BURCKHARDT, J. A cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 116.)

1. (UEL PR/Adaptada) Sobre o texto acima, é correto afirmar: *
1 ponto
a) Destaca a associação do saber com as necessidades diárias, tais como a elaboração de mapas para as rotas comerciais e a compreensão do presente a partir da história. O cientificismo é uma das características do renascimento.
b) Reconhece no humanismo a preocupação com o estudo do divino e do sobrenatural. O poder metafísico contribui para o desenvolvimento da ciência renascentista, uma vez que oferecia explicações baseadas na ciência.
c) Concebe o saber greco-romano como um conhecimento restrito ao universo intelectual dos príncipes e dos ricos comerciantes italianos. Reafirmando assim o caráter elitista que a arte precisa ter, em ser oferecida e apreciada somente pelas elites.
d) Aponta para a tese, cara ao Renascimento, de que a Terra se constitui no centro do universo (geocentrismo, difundido por Copérnico e Galileu). Galileu quase foi morto pela inquisição ao defender a teoria geocêntrica.

“Meu falecido pai, de memória abençoada, fez todo esforço para que eu pudesse alcançar excelência mental e técnica. O fruto dos meus estudos e trabalhos alcançou o seu desejo mais querido. Mas você pode perceber que, para a educação, as condições não eram favoráveis como são hoje. Nem eu tive professores tão capazes como você. Nós ainda estávamos na idade das trevas. (...) Agora, pela graça de Deus, a luz e a dignidade foram restituídas às letras e eu vivi para vê-lo. Hoje as antigas ciências estão restauradas (...). As línguas restituídas: o grego (...); o hebraico e o latim (...). Hoje o mundo está repleto de homens sábios (...). Mas lembre-se disso, a sabedoria de nada lhe servirá se você não amar e temer a deus (...). Seu pai, Gargantua.”
François Rabelais, Carta de Gargantua a Pantagruel, 1532.

2. (PUC RJ/Adaptada) São características do humanismo renascentista indicadas nesse texto, EXCETO: *
1 ponto
a) a crítica à Idade Média, percebida como período de prevalência da Igreja Católica e seus dogmas sobre as relações sociais e de produção científica.
b) a valorização de uma educação elitista e a defesa da teoria teocêntrica. Os humanistas, defendiam a visão que Deus era o centro do universo. Essa visão entrava em contradição com a visão antropocêntrica, defendida pela burguesia.
c) o desejo de renovar a fé cristã mediante a tradução e circulação dos textos sagrados. A posse dos textos sagrados somente nas mãos do clero, inquietava os intelectuais humanistas do período. Defendiam a necessidade de expandir o conhecimento para todos.
d) a retomada do patrimônio cultural e literário da Antiguidade Clássica. OS humanistas buscavam inspirações nos textos da Antiguidade Clássica. Vários autores gregos e romanos foram estudados pelos humanistas e suas obras revisitadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por grasielisilvestro
13

Resposta:

1-A

2-B

Explicação:

fiz no classroom

Respondido por kawanwachesk
3

Resposta:

1- A)Destaca a associação do saber com as necessidades diárias, tais como a elaboração de mapas para as rotas comerciais e a compreensão do presente a partir da história. O cientificismo é uma das características do renascimento.

2-B) a valorização de uma educação elitista e a defesa da teoria teocêntrica. Os humanistas, defendiam a visão que Deus era o centro do universo. Essa visão entrava em contradição com a visão antropocêntrica, defendida pela burguesia.

fiz no aula parana

Perguntas interessantes