O sacrifício do vinho Contra o crepúsculo O vinho assoma 1 , exulta, sobreleva Muda o cristal da tarde em rubra pompa Ganha som, ganha sangue, ganha seios Contra o crepúsculo o vinho Menstrua a tarde. Ah, eu quero beber do vinho em grandes haustos 2 Eu quero os longos dedos líquidos Sobre meus olhos, eu quero A úmida língua... O céu da minha boca É uma cúpula imensa para a acústica Do vinho, e seu eco de púrpura... O cantochão 3 do vinho Cresce, vermelho, entre muralhas súbitas [...] Vinicius de Moraes. Glossário: 1. assomar: mostrar-se, aparecer; 2. hausto: porção de bebida que se ingere; 3. cantochão: canto, tipo de canção. O termo menstruar, da primeira estrofe: "Contra o crepúsculo o vinho Menstrua a tarde." foi usado em desacordo com a transitividade original do verbo. Assinale a alternativa que apresenta construção sintática igual à dessa oração. a "Os domingos, porém, pertenciam aos dois." (Fernando Namora) B "Chegou de manhãzinha a Florianópolis." (Jornal do Brasil) c "[...] parei diante dele." (Machado de Assis) D "Ele achou estranho o cerimonial." (Erico Verissimo) e "O velho não desvia os olhos." (Alves Redol)
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa que apresenta construção sintática igual à dessa oração é:
e) "O velho não desvia os olhos." (Alves Redol)
> Originalmente, o verbo "menstruar" é intransitivo, ou seja, não rege complemento. Porém, na frase do enunciado, foi empregado como verbo transitivo direto. "O vinho menstrua a tarde" (objeto direto).
Então, temos que marcar o item que apresenta um verbo transitivo direto, ou seja, que apresente objeto direto.
Em "O velho não desvia os olhos", o verbo "desviar" rege complemento sem preposição, no caso, "os olhos", que é o objeto direto.
No item D, o verbo "achar" também tem complemento direto, mas este é um verbo transitivo direto predicativo. O predicativo do objeto é o termo "estranho".
Perguntas interessantes