Texto para as questões de 61 a 65 O "adifício arto" da língua Não se sabe ao certo como definir João Rubinato: artista, sambista, humorista, cronista, paulista. Aqui, nesta revista, a pista: Adoniran Barbosa é também ad- mirável linguista. Evidentemente, não o emérito em lin- guística, mas o linguagista, o cultor da fala das ruas, do bairro, da cidade, do estado, deste nosso país de imigrantes. Seu samba fez mágica. Uniu africanos, no ritmo, e italianos, no linguajar, para estabelecer de vez "din-din-donde" habita o imaginário vocabular brasileiro: na realidade de nossos portões, nossos bares, nossas praças. Como a Iracema de seu samba, Adoniran "tra- vessou contramão" e, então, o preconceito dos coman- dos paragramaticais, "tauba de tiro ao árvaro", teve nele sua redenção. Convenhamos, não é pouca coisa tratar com tanta graça e sem "réiva" nossa autoestima. Na procura por alguém que chegasse perto de sua origi- nalidade sociolinguística, fiquemo dando vorta em vorta da lâmpida, ou seja, fumo e não encontremo ninguém. No texto, o termo "din-din-donde" foi usado como um(a): a simulação da música africana típica cantada no Brasil durante o desenvolvimento da obra de Ado- niran Barbosa. B onomatopeia, fazendo referência a localizações geográficas que influenciaram a formação do vo- cabulário do português brasileiro. c crítica à musicalidade do cantor, constantemente marcada por erros gramaticais inaceitáveis e por coloquialismos excessivos. D substantivo, capaz de sintetizar o imaginário mu- sical brasileiro, marcado por violações a valores musicais consagrados. e gíria bastante comum no vocabulário brasileiro, usa- da principalmente por imigrantes italianos e africanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra b.
O termo utilizado pode ser apresentado como uma onomatopeia, que no contexto em questão, faz referência ao processo de formação da história e do território nacional, apresentando assim, a relevância de aspectos culturais africanos, portugueses claro, indígenas.
Ademais, o texto é importante porque evidencia o poder de unir nações que as canções apresentam, sendo o samba verdadeiro representante desse processo.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás