O saber científico é um saber de caráter transitório, provisório. O saber tido como verdade neste momento histórico é aceito por um período de tempo (maior ou menor), mas quando surgem questionamentos acerca deste questionamento buscam-se aperfeiçoamentos e assim uma nova resposta surge, uma nova ciência é construída. Como a mudança da ciência ao longo do tempo muda-se também as ciências que são tidas como as ciências da educação, sendo elas: Psicologia, Sociologia, Filosofia, Didática, entre outras.
Considerando o saber científico transitório e o “Mito da Caverna”, de Platão, avalie as asserções a seguir.
I- No “Mito da Caverna”, de Platão, são apresentadas e discutidas as teorias do conhecimento, linguagem e educação.
II- Na alegoria “Mito da Caverna” prisioneiros que vivem acorrentados no interior da caverna podem visualizar apenas uma parede que é iluminada por uma fogueira. Sombras são projetadas na parede e os prisioneiros dão nome às sombras assim como nós fazemos com objetos e lugares.
III- Considerando o saber científico transitório e o “Mito da Caverna” pode-se concluir que a falta de conhecimento nos leva a ser prisioneiros da caverna em muitas situações, ela não nos leva a realizar julgamentos falsos, sendo assim desconhecer a verdade e a realidade não é prejudicial na sociedade contemporânea.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
II, apenas
b.
II, III.
c.
I, II e III.
d.
I, III.
e.
I, II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
E
Explicação:
fIII
Perguntas interessantes