O sabão é constituído de um sal derivado de ácido carboxílico, que se caracteriza pela presença do ânion carboxilato.
R é um radial alquila que, no caso dos sabões, é sempre uma cadeia bem longa, em geral com 12 ou mais átomos de carbono. Reações do tipo saponificação, que dão origem a esses sais, são um tipo de hidrólise alcalina, em que um triéster (triglicerídio) reage com uma base, em meio aquoso, formando um sal, que é o sabão, e um poliálcool.
Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e formar o ácido carboxílico correspondente. Para o estearato de sódio, por exemplo, é estabelecido o seguinte equilíbrio:
H3C(CH2)16COO– + H2O começar estilo tamanho matemático 14px arpão para a direita sobre arpão para a esquerda fim do estilo H3C(CH2)16COOH + OH–
Sabendo-se que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e, portanto, será menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que este equilíbrio seja deslocado para a direita.
Desse modo, o sabão deve ser:
A) mais eficiente em pH ácido.
B) mais eficiente em pH básico.
C) mais eficiente em pH neutro.
D) eficiente em qualquer faixa de pH.
E) mais eficiente em pH ácido ou neutro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
B
Explicação:
Quanto maior a concentração de OH– , mais o equilíbrio será deslocado para a esquerda, diminuindo a concentração do ácido, pouco e ciente, aumentando a concentração do ânion do sabão.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás