O Romantismo foi marcado pela popularização da literatura, principalmente pelos “folhetins” que tiveram importante papel no romance dessa época. Analise as proposições em relação ao gênero romance no período literário denominado Romantismo. I. Descreve costumes urbanos e apresenta personagens idealizadas, com as quais, muitas vezes, o leitor se identifica. II. Apresenta, entre outras tendências, a nacionalista, pois corresponde ao momento de afirmação da nossa nacionalidade. Isso ocorre principalmente com o escritor José de Alencar. III. Contém sempre cenas coletivas, grandes multidões, com personagens corrompidas e que apresentam desvios éticos. IV. Faz análise psicológica das personagens, é sempre documental, a exemplo, todas as obras de Machado de Assis. V. Apresenta, normalmente, histórias de amor, pois o amor é um sentimento que se contrapõe quase sempre ao ódio e à intolerância. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
I, II e V estão corretas.
O Romantismo foi um movimento artístico-literário que surgiu em oposição ao modelo clássico e teve como principais características a valorização das emoções humanas e da subjetividade, o individualismo, a idealização do homem, o nacionalismo, a fuga da realidade, a idealização da figura do herói etc.
O Romantismo surgiu como uma reação ao racionalismo Iluminista e ao materialismo exacerbado pela Revolução Industrial e ascensão da burguesia e teve como características principais a valorização das emoções, da subjetividade e da expressão dos sentimentos.
O Romantismo no Brasil representou um movimento anticolonialista que possuiu uma grande influência na formação de nossa identidade cultural.
As opções corretas são -
I. Descreve costumes urbanos e apresenta personagens idealizadas, com as quais, muitas vezes, o leitor se identifica.
II. Apresenta, entre outras tendências, a nacionalista, pois corresponde ao momento de afirmação da nossa nacionalidade. Isso ocorre principalmente com o escritor José de Alencar.
V. Apresenta, normalmente, histórias de amor, pois o amor é um sentimento que se contrapõe quase sempre ao ódio e à intolerância.