O romance 1984 descreve os perigos de um estado totalitario. A ideia evidencia nessa passagem é que o controle do estado se da por meio do (a)
a- boicote a ideais libertarios
b- veto ao culto da tradições
c- poder sobre memorias e registros
d- censura a produções orais e escritas
e- manipulação de pensamentos invidividuais
Soluções para a tarefa
Eis o texto em questão:
'Is it your opinion, Winston, that the past has real existence?' [...] O'Brien smiled faintly. 'I will put it more precisely. Does the past exist concretely, in space? Is there somewhere or other a place, a world of solid objects, where the past is still happening?'
'No.'
'Then where does the past exist, if at all?'
'In records. It is written down.'
'In records. And — —?'
'In the mind. In human memories.'
'In mernory. Very well, then. We, the Party, control all records, and we control all memories. Then we control the past, do we not?'
ORWELL. G, Nineteen Eighty-Four. New York: Signet Classics, 1977
A primeira coisa que o texto diz é que o passado não tem uma existência real, concreta, ele existe apenas nos registros e nas memórias das pessoas. A segunda é que o partido (em 1984 há um partido totalitário que controla todos os órgãos governamentais, a economia e a cultura, além de vigiar todos o tempo inteiro) controla a memória das pessoas.
Este controle da memória se dá, dentro do universo do livro, por diversos meios: usam a manipulação dos meios de informação, dos discursos, da língua, dos documentos e até mesmo a tortura. De todo modo, o próprio fragmento afirma, explicitamente, que o partido controla as memórias, de modo que é correta a alternativa C.
Resposta:
letra(c)
Explicação:
Fiz e acertei