Artes, perguntado por vanessaespias, 1 ano atrás

como era o canto cristao

Soluções para a tarefa

Respondido por Reehpou123
1

Não há dúvida de que o canto cristão seja herdeiro direto do hebraico, e suas raízes nos levam aos Salmos e outros trechos musicais do Velho Testamento.

As referências acerca do canto ritual nos primeiros tempos da igreja Cristã não são muito abundantes,[1] o que levou alguns a opinarem que a música estava proscrita nos cultos da Igreja Primitiva. Não obstante, podemos reconhecer quatro fontes de informação para assegurar-nos que efetivamente se cantava naquele tempo. Ei-las:

O Novo Testamento

O Espírito de Profecia

Os Escritos dos Pais da Igreja

A História Secular

Vejamos algumas indicações. Por exemplo: Os apóstolos Tiago e Paulo aconselhavam os fiéis a cantar; Santo Inácio escreve aos Efésios: “Formai todos um coro, para que, fusionando-vos em concórdia e tomando a nota dominante de Deus, possais cantar em uníssono ao Pai, através de Jesus Cristo.” Plínio, protetor da Bitínia, no ano 109 escreve ao imperador Trajano acerca dos costumes cristãos, e menciona que se reúnem ao amanhecer, num dia determinado, “para se revezarem em cantar um hino a Cristo como Deus”.

A forma mais antiga de canto cristão é a salmodia; no entanto, por falta de comunicação entre as diversas congregações, cada grupo tinha seus cânticos. Havia quatro maneiras diferentes de cantar:

Canto Antifonal: em que a congregação se divide em dois setores que cantam alternadamente.

Canto Responsorial: no qual o solista se alterna com os fiéis.

Solo Salmódico: O solista canta um salmo; é como uma espécie de recitativo.

“Indirectum” – assim se denomina o canto congregacional. Não sabemos como eram as melodias, mas por analogia com as escolas hebraica e grega dominantes, supõe-se que canto era silábico, severo e monótono. Os instrumentos foram excluídos da liturgia para diferenciá-la dos cultos pagãos; e as vozes femininas também são excluídas no quarto século.

Perguntas interessantes