História, perguntado por dani100278, 1 ano atrás

O Renascimento foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica do Renascimento.

Alternativas:

a)

temas principais giram em torno do sentimento de nacionalidade
b)

fez ressurgir o interesse da Europa pela cultura e pelos valores da Antiguidade clássica
c)

individualidade como refúgio proporciona também a evasão para mundos distantes
d)

hipervalorização dos sentimentos e das emoções pessoais
e)

proclama a liberdade de criação e de expressão para os artistas

2)

O Humanismo Renascentista foi um movimento intelectual de valorização do homem. Note que o termo "Humanismo" possui uma grande dimensão na medida em que abriga diversas concepções. No geral, o termo remete ao conjunto de valores filosóficos, morais e estéticos que focam no ser humano, daí surge seu nome.

Assinale a alternativa que indica corretamente uma característica do Humanismo.

Alternativas:

a)

Teocentrismo
b)

Legalismo
c)

Feudalismo
d)

Vassalagem amorosa
e)

Antropocentrismo

3)

Leia atentamente o texto abaixo.

O autor produzia textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Gil Vicente, considerado o pai do teatro português, introduz também o uso de cenário nas apresentações. A linguagem apresenta certo coloquialismo, o autor busca ser fiel aos falantes de cada origem, retratando assim os diferentes falares e as diferenças sociais. Com isso, mistura o popular, o arcaico, o moderno e o elitizado. Vicente era um observador da realidade.

Tendo isso em mente, assinale a alternativa que indica corretamente o período literário que abarca a obra de Gil Vicente. Esse período foi marcado por: Racionalidade, Antropocentrismo, Cientificismo, Valorização do corpo humano e das emoções; Busca da beleza e perfeição.

Alternativas:

a)

Arcadismo
b)

Humanismo
c)

Renascimento
d)

Trovadorismo
e)

Romantismo

4)

Leia atentamente o texto abaixo.

Cronista histórico lusitano nascido em Lisboa, Portugal, considerado precursor dos modernos métodos historiográficos e criador da prosa ensaística de língua portuguesa. De uma família de camponeses, teria frequentado a Escola Catedral de Lisboa. Notabilizou-se quando trabalhou (1418-1454) como Guarda-Mor das escrituras da torre do Tombo, em Lisboa, no reinado de D. João I, quando também foi escrivão dos livros do rei e do infante e, depois, tabelião para todo o reino e senhoria da coroa. Por ordem do infante D. Duarte, começou (1419) a redigir a Crônica dos Sete Primeiros Reis de Portugal, uma obra dividida em três etapas que iam desde o século XIV até seu tempo e que restam poucos manuscritos incompletos e três volumes integralmente preservados: Crônicas del-rei D. Pedro, Crônica del-rei D. João I e Crônica del-rei D. Fernando.

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor mencionado no trecho acima.

Alternativas:

a)

Bocage
b)

Fernão Lopes
c)

P. Antônio Vieira
d)

Camilo Castelo Branco
e)

Oliveira Salazar

5)

Leia atentamente o texto abaixo.

Dono de um estilo de vida boêmio, este escritor lusitano foi frequentador da Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou em miséria. Seus últimos anos de vida foram na mais completa pobreza. A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte. Criador da linguagem clássica portuguesa, teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, por volta de 1580. Seus livros vendem milhares de exemplares atualmente, sendo que foram traduzidos para diversos idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão entre outros). Seus versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros. Sua obra máxima, um épico, tem como motivo central a viagem de Vasco da Gama às Índias.

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor mencionado no trecho acima.

Alternativas:

a)

Camões
b)

Gil Vicente
c)

P. Antônio Vieira
d)

Camilo Castelo Branco
e)

José Régio

Soluções para a tarefa

Respondido por delmondess
15
1)B
2)E
3)C
4)B
5)A

Essas são as respostas corretas.
Respondido por mirandajackson440
3

Resposta:

Explicação:

1)C

2)D

3)D

4)C

5)B

Perguntas interessantes