História, perguntado por Amandahonorio1824, 11 meses atrás

O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali. Em novembro de 1918, a Africa, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados (…). Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. (…) Os sobreviventes que voltaram em 19181919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos. Considerando o relato acima, é correto afirmar que a) a presença dos soldados africanos contribuiu para construir uma identidade africana sustentada nos princípios bélicos do imperialismo europeu. b) a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco. c) o autor, ao apresentar a fragilidade do homem branco, instaurou um discurso inverso de superioridade dos africanos. d) o autor, ao apresentar o norte da Africa como parte da França, exaltou o projeto imperialista francês e suas estratégias de integração cultural.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
20

Sobre os aspectos da guerra vista no continente africano, a resposta certa é a:

b) a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco.

Isso porque o texto fala que a presença dos soldados africanos nas guerras foram de fundamental importância para quebrar o imaginário de que o homem branco era superior ao negro e assim fortalecer o sentimento de pertencimento a um determinado local.

Importante notar assim que os povos negros sempre eram vistos como inferiores tendo em vista a ideia de superioridade racial dos brancos bem como do determinismo geográfico muito presente naquela época.

espero ter ajudado!

Respondido por juscelino765
6

Resposta:

Alternativa correta: letra B - a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco.

Explicação:

A utilização de exércitos provenientes das colônias – prática utilizada por Grã-Bretanha e França em ambas as Guerras Mundiais – contribuiu para que o “mito da superioridade do homem branco” fosse desconstruído, tendo em vista que os soldados que vinham das colônias lutaram, em condições de igualdade, lado a lado com os soldados europeus. Entretanto, tal sentimento de igualdade só foi, de fato, canalizado em “lutas de libertação nacional” após o término da Segunda Guerra Mundial e o início do processo de descolonização afro-asiático.

Perguntas interessantes