O reino Plantae ou Metaphyta compreende seres eucariontes, pluricelulares, autótrofos e formadores de embrião cujo desenvolvimento depende de nutrientes fornecidos pela planta-mãe.
Nesse reino incluem-se as BRIÓFITAS, as PTERIDÓFITAS, as GIMNOSPERMAS e as ANGIOSPERMAS.
Coloca as principais diferenças entre os grupos de plantas.
Soluções para a tarefa
Briófitas: Avasculares (sem vasos condutores de seiva), ausência de sementes, não possui caule nem raíz verdadeira. O transporte de gametas para reprodução é dependente da água, ex: musgos e hepáticas.
Pteridófitas: Vasculares, ausência de sementes, raízes verdadeiras, caule verdadeiro tipo rizoma (subterrânea na forma horizontal), não formam árvores. O transporte de gametas para reprodução é dependente da água, ex: samambaias e avencas.
Gimnospermas: Vasculares, presença de semente, caule na forma vertical (cresce de baixo para cima), formam árvores, mas não possuem flores e frutos. O transporte de gametas para reprodução é independente da água, ocorrendo pelo vento, ex: pinheiros.
Angiospermas: Vasculares, presença de semente, formam árvores, e é o único grupo de plantas com a presença de fruto e flores. De todas as plantas que existem no Planeta, mais de 90% são angiospermas. O transporte de gametas para reprodução é independente da água, ocorre através do vento e polinização.