o rei de portugal resolveu implantar um sistema de divisão da terra no Brasil.Qual era o nome deste sistema e como funcionava
Soluções para a tarefa
Os reis das metrópoles que se “jogavam” ao mar para encontrar territórios para escoarem seu excesso de produção e assim obterem mais lucro (vulgo “colônias”) eram reis recém saídos da Idade Media, mas que suas vivencias, seus costumes e conhecimentos em muito ainda estavam fixados nesse tempo anterior.
Os reis, para manutenção de seu poder, cediam pedaços de terra a nobres ou pessoas abastadas que pudessem mante-los em seu nome. Como se fosse ele quem estivesse cuidando. Esse mesmo modo foi implantado para manutenção do território recém descoberto futuramente chamado Brasil. A diferença é que aqui no Brasil, essa estratégia política-economica- militar recebeu o nome de capitanias hereditárias.
Capitanias porque remete ao exercício do oficio de capitão. Ou poder deste. E Hereditarias porque passavam de pai para filho a responsabilidade.
O rei português (D.Joao III) “dividiu” (imaginariamente) o território português na colônia em faixas que iam do limite da linha do Tratado de Tordesilhas ate a costa. Cada uma dessas faixas seria doada para nobres e pessoas de confiança cujo rei acreditava serem capazes de administrar, colonizar, defender e desenvolver esses pedaços de terra concebidos.
Em troca, ele poderia explorar economicamente a região.
Num determinado momento da historia, as capitanias que atenderam o que era esperado passaram a ter que pagar impostos cada vez mais altos (visto que a colonia era vista como responsável por sustentar economicamente a metrópole) sobre sua produção - como foi o caso da região de MG, por exemplo, devido à sua alta produção de ouro tinham que pagar impostos como a "derrama"- gerando grandes insatisfações e colaborando efetivamente no processo de independência do Brasil