História, perguntado por Carla1993, 1 ano atrás

O regime republicano instalado no Brasil teve, na elaboração da Constituição de 1891, a preocupação com a educação. Todavia, foi apenas teórica. Não saiu do papel. Dava-se a importância da instrução pública como maneira de formar o cidadão, contudo, não lhe dava o devido valor ou estrutura para que pudesse cumprir o que a lei estipulava. Assim, assinale a alternativa que melhor define esta questão.
ALTERNATIVAS

Além de defender o ensino público e gratuito, a República Velha (1889 a 1930) também deixou facilidades para a implantação do ensino privado, o que acabou tomando conta da instrução no país.


O financiamento educacional, instalado por Rui Barbosa, principal defensor da educação privada, agilizou a alfabetização dos brasileiros. Porém, gerou uma concentração de renda nas mãos dos grupos educacionais e minaram as instituições públicas.


Na Constituição da Primeira República (1891) se definiu que o voto seria apenas para os alfabetizados, maiores de 21 anos. Porém, não se implantou uma política educacional para propagação das instituições de ensino fundamental.


A condição da educação pública no Brasil melhorou com o advento da Primeira República. Rui Barbosa, primeiro ministro da educação, agilizou a implantação de escolas primárias e de alfabetização de adultos. Contudo, não houve investimento no Ensino Médio, Profissionalizante, ou Ensino Superior.


A relação entre a educação pública e a população priorizou o conhecimento fundado nos valores regionais. As escolas de alfabetização de adultos deveriam trabalhar com o conhecimento através da experiência da população, o que acabou não se realizando por falta de profissionais qualificados.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanderleiatomel
1
a
esta correta..........................................................................~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Respondido por JanieleBitencourt
24
Alternativa C - Na Constituição da Primeira República (1891) se definiu que o voto seria apenas para os alfabetizados, maiores de 21 anos. Porém, não se implantou uma política educacional para propagação das instituições de ensino fundamental.
Resposta na página 165 da apostila... 

Carla1993: Obrigada
damg22: Obrigado! =)
Perguntas interessantes