o regime político se caracteriza pela forma com que são investidos os titulares do poder; pela natureza e extensão do respectivo mando e pelas suas relações com os cidadãos e os grupos intermediários. joseph folliet classificou os regimes políticos em: autocráticos, oligárquicos e democráticos. a autocracia provém do grego: autós, si mesmo, e cratein, governar. é o regime político em que todas as prerrogativas e todas as responsabilidades estão concentradas nas mãos de uma só pessoa. por isso, este regime pode também ser chamado de pessoal ou absoluto. historicamente, se subdivide em duas formas principais: a monarquia absoluta e a ditadura. a monarquia absoluta é o regime em que o soberano exerce o poder governamental em toda sua plenitude (executivo, legislativo e judiciário), sem depender de qualquer assembleia. neste regime o monarca ou rei provém de uma família real. o poder não é atribuído ao soberano em função de sua pessoa, mas sim de sua linhagem, de sua dinastia. a ditadura caracteriza-se, como a monarquia absoluta pela concentração de todos os poderes numa única pessoa, cuja autoridade é total e ilimitada. ao contrário, porém, da monarquia absoluta, o poder é outorgado a um líder em razão da sua pessoa, de suas qualidades, ou porque ele se apoderou do governo pela força, e não pela razão de direitos familiares ou dinásticos. esse é o motivo pelo qual a grande dificuldade da ditadura é a sucessão, com a transmissão e outorga de poderes que ela implica. por isso, na prática, muitas ditaduras, desde que tendam a estabilizar-se, transformam-se em monarquias hereditárias ou extinguem-se com a morte do governante.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta 3:
1 e 2 apenas.
Explicação:
Essa questão foi dada!
As afirmações 1 e 2 respondem a 3.
Tendo em vista o texto sobre a monarquia e a ditadura como duas formas de exercício da autocracia, é correta a alternativa 3, pois apenas as afirmações I e II são verdadeiras, ambas exprimindo ideias sobre monarquia e ditadura encontradas no texto. A afirmação III é falsa, pois uma ditadura não pode ser vista como democrática.
Visualização e análise das afirmativas:
- A afirmativa I é verdadeira, pois a monarquia dá poderes absolutos para o rei ou o monarca, que concentram neles as decisões sobre as esferas do executivo, legislativo e judiciário.
- Verdadeira também a afirmativa II, sendo a ditadura uma tomada à força do poder através de algum tipo de manobra ou golpe articulado.
- É incorreta a afirmativa III, uma vez que, sendo um processo de tomada à força, a ditadura não pode ser vista como democrática, sendo incapaz de ser comparada com a monarquia em termos de capacidade democrática, pois ao menos na monarquia, em tese, há uma legitimação reconhecida para o líder.
Para complementar o texto da questão:
"I. A monarquia absoluta garante poderes absolutos ao monarca ou rei, que reúne as funções do executivo, legislativo e judiciário.
II. Em ditaduras, o poder pode chegar às mãos de um único líder mediante o uso de força para impor o novo regime.
III. Ditaduras são mais democráticas que monarquias, pois o líder da ditadura veio do povo e não da família real.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: II, apenas.
Alternativa 3: I e II, apenas.
Alternativa 4: I e III, apenas.
Alternativa 5: II e III, apenas."
Para ver sobre a diferença entre autocracia e democracia:
https://brainly.com.br/tarefa/663763
#SPJ3