O reconhecimento da necessidade de se inventar novas práticas não tem significado na sua concretização no contexto escolar da educação física. Sem esquecer a existência de [...] entendemos que o professor não deve aplicar teoria na prática e, sim, (re)construir (reinventar) sua prática com referência em ações/ experiências e em reflexões/teorias. É fundamental que essa apropriação de teorias se dê de forma autônoma e crítica, portanto, como ação de um sujeito, de um autor (CAPARROZ; BRACHT, 2007, p. 27). É importante essa observação e análise de conhecimentos a respeito de teorias pedagógicas sobre um componente curricular tão rico como o de educação física: em sua ação pedagógica, um parâmetro para avaliar a forma como aprendeu diferentes teorias é a capacidade de transformá-las e recriá-las ao sabor dos desafios que chegam de todos os lados no momento em que preparamos e executamos nossas aulas. Conforme observam nossos autores, ainda ficamos sem saber como explicar a relação entre essa ruptura, de um lado, e a permanência de práticas que ainda caracterizam boa parte das experiências pedagógicas dos futuros professores de educação física quando iniciam suas formações em cursos de educação física.
HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a invenção de novas práticas pedagógicas, avalie as afirmações a seguir.
I. Nessa concepção, a teoria era vista como um conhecimento elaborado que não precisa ser colocado em prática.
II. Caso o resultado não seja o esperado, a teoria é falha;. ou, então, caso funcione, assume-se que a prática é apenas o resultado de algo pensado exteriormente a ela.
III. É isso que leva os autores a concluírem de um modo a colocar horizontes sobre futuros desdobramentos das teorias pedagógicas no campo da educação física brasileira.
IV. Os autores Caparroz e Bracht (2007) abordam dificuldades constando que o “movimento renovador” da educação física, manifesto no conjunto de abordagens aqui estudados, acabou distanciando-se dos desafios concretos da “cultura escolar” devido a uma determinada concepção de teoria.
V. Para os autores, essa concepção desmerece tanto a teoria quanto a prática, ao mesmo tempo em que retoma reflexões que já fizemos no início deste livro sobre a forma como os relacionamentos entre teoria e prática incomodam não apenas os professores de educação, mas todos os envolvidos nas questões educacionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
I, II e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II, III, IV e V.
bsmbruno76:
??
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
todas estão corretas menos a primeira pag 159
Perguntas interessantes