O Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade.
(Eça de Queirós, apud NICOLA, José de. LITERATURA BRASILEIRA: DAS ORIGENS AOS NOSSOS DIAS. 2 ed. São Paulo-. Scipione, 1990. p. 115.)
De acordo com Eça de Queirós, renomado autor realista, o Realismo se opõe ao Romantismo. Comente a respeito dessa oposição, relembrando os aspectos do Romantismo e comparando-os aos do Realismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O romantismo trás a ideia do idealizado, do amor idealizado, ou seja, um amor imaginário. A mulher é tratada como um anjo, uma santa, a imagem perfeita. Já no realismo, mostra aquilo que é real. A mulher deixa de ser a figura perfeita pra virar falha. A realidade e temas "proibidos" são relatados aos detalhes.
Há uma oposição entre Romantismo e Realismo por conta de que o primeiro movimento contava com uma idealização das coisas, ou seja, as coisas eram retratadas por meio de uma visão idealizada, com a criação de imagens que não necessariamente eram verdadeiras, enquanto que o segundo movimento retratava as coisas conforme elas realmente são.
Linguagem no Romantismo X Linguagem no Realismo
A linguagem no Romantismo é subjetiva, com vários detalhes, enquanto que a linguagem no Realismo é objetiva e direta, relatando as coisas de forma precisa.
Veja mais sobre Romantismo e Realismo:
https://brainly.com.br/tarefa/12886392
#SPJ2