“O raquitismo hipofosfatêmico é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X em que o alelo dominante é o responsável por manifestar a doença. Ela é a forma mais comum de raquitismo familiar, com uma incidência estimada de 1 a cada 20.000 indivíduos. Essa doença caracteriza-se por hipofosfatemia associada à hiperfosfatúria e metabolismo anormal da vitamina D”.
De acordo com o texto sobre o raquitismo hiposfatêmico, avalie as informações a seguir:
I. A chance de um casal em que ambos são infectados com o gene dominante para a doença, ter um filho normal, é zero.
II. A chance de um casal em que ambos são infectados com o gene dominante para a doença, ter uma filha infectada é de 100%.
III. Um casal em que somente a mulher é infectada pela doença, a chance de ter filhos normais é de 50%.
IV. Um casal em que somente o homem é infectado pela doença, a chance de ter filhas normais é zero.
Agora, com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
(CONFERIDO PELO AVA)
A primeira afirmação está errada, pois, se a mulher for heterozigota para a doença, ela pode doar um alelo recessivo para o filho e ele não manifestará a doença. A segunda afirmação está correta, pois, mesmo a mulher sendo heterozigota para a doença, todas as filhas terão o alelo dominante e manifestarão a doença. A terceira afirmação também está correta, pois em um casal que a somente a mulher possui o gene dominante da doença, mesmo ela sendo heterozigota, metade dos seus filhos serão normais, e a outra metade terão a doença. E a ultima afirmação está errada, pois um homem que possuí o gene dominante para a doença passará o mesmo para todas as suas filhas, e todas manifestarão a doença.