A sociedade pode ser transformada com a leitura.
A leitura é a base para todo o aprendizado, sem leitura as pessoas não conseguem escrever, ter um bom vocabulário, boas críticas, etc. E como a leitura juntamente com a educação transformam um país? Porque ela ajuda a formar um bom profissional, vários bons profissionais transformam uma sociedade.
Um bom profissional tem um olhar crítico, sobre todos os acontecimentos, e desde sempre esse olhar é aguçado pela leitura. Ler é como exercitar o cérebro, o que acontece quando nos exercitamos? Nos fortalecemos, o mesmo acontece com o nosso cérebro, quando lemos. Uma pesquisa publicada pela Universidade Emory dos EUA, apontou que quando você lê é como se você vivenciasse aquela situação, ou seja, se você passar por algo parecido depois, seu cérebro você vai lembrar como resolver aquela situação, de acordo com o que você leu.
Estudos também apontados por pesquisas de uma universidade americana, mostrou que quando envelhecemos há uma redução do funcionamento do cérebro, esse redução pode ser 30% menor se durante a vida ela era uma pessoa que se dedicava muito à leitura, isso ajuda a prevenir o Alzheimer. Estudos também mostram que pessoas que gostam de ler tem uma empatia maior, pois os livros podem ter mostrados situação com as quais se identifica.
Se você não gosta muito de lê tente se dedicar mais a leitura, e aprender a gostar pois tem somente a ganhar com isso, além de ajudá-la a ter um olha mais crítico, ajuda você a passar no vestibular.
veem só minha redaçao, ficou muito ruim!!! me ajudem o tema é : o papel da leitura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Bom você pode se inspirar um pouco nessa redação aqui..
A Contribuição da Leitura para a Sociedade.
Segundo Monteiro Lobato - escritor brasileiro - ''uma nação se faz com homens e livros''. Essa advertência é inquestionável, uma vez que, além de ser benéfico à saúde mental, o hábito da leitura é uma atividade básica na formação dos brasileiros.
Ler é uma prática substancial para o desenvolvimento individual e também profissional dos cidadãos. Com a globalização e expansão do acesso à tecnologia, esse hábito foi negligenciado por grande parte dos indivíduos, que se tornaram adeptos da praticidade e comodidade oferecida pela internet. Outrossim, muitos estudantes perdem o interesse pela leitura por falta de estímulo em casa e nas próprias instituições de ensino, uma vez que, os livros oferecidos pelos mesmos dispõem de um vocabulário arcaico e de difícil compreensão, desencorajando tal prática.
Nesse contexto, surgem consequências advindas insuficiência de leitura no cotidiano dos brasileiros. Tal problema, acarreta no insucesso do processo de formação do senso crítico, o responsável por originar opinião própria e ponderar posições acerca de problemáticas. Não obstante, ela desenvolve o vocabulário e o aprendizado, tornando o jovem do futuro mais apto para a profissão de sua escolha.
Dado o exposto, percebe-se que a leitura é um hábito essencial para o desenvolvimento do Brasil. São necessárias, a criação de projetos para doação de livros à instituições de ensino que podem ser estimulados através dos meios de comunicação e ONGs e também, maior incentivo à leitura proveniente dos pais em conjunto com os professores, visando um futuro de oportunidades para os jovens.
Bjos!