Matemática, perguntado por professorgrillobeto, 1 ano atrás

O que você faria se... ... ainda no início do ano le­tivo, você pre­sen­ci­asse, em di­fe­rentes mo­mentos do dia, cenas de um aluno (Mu­rilo) sendo alvo de go­zação, e, às vezes, vi­o­lência, por parte de outro aluno (Paulo). Os alunos são de sé­ries di­fe­rentes (Paulo está dois anos à frente), mas as salas de aula ficam no mesmo cor­redor. Você le­ciona nas duas turmas. Até agora, você con­se­guiu per­ceber que Mu­rilo é es­for­çado e de­di­cado, mas seu de­sem­penho aca­dê­mico está abaixo do es­pe­rado. Você soube que no ano an­te­rior ele teve al­guma di­fi­cul­dade com a língua por­tu­guesa, es­pe­ci­al­mente por ser filho de pais co­lom­bi­anos.
v
Em sala de aula, ele par­ti­cipa pouco das ati­vi­dades em grupo. Paulo, por sua vez, pa­rece ser o líder de um grupo em sua turma. No ano pas­sado ele teve di­fi­cul­dades com frequência e ques­tões dis­ci­pli­nares. Os ou­tros pro­fes­sores co­men­taram que Mu­rilo também está com di­fi­cul­dades em ma­te­má­tica e que Paulo foi visto ca­ço­ando de Mu­rilo no pátio, du­rante o in­ter­valo, e na rua da es­cola no ho­rário de saída. Hoje, es­pe­ci­al­mente, você en­trou em sala de aula e pre­sen­ciou uma dis­cussão entre Carmem – irmã de Mu­rilo – e Paulo, a res­peito de uma foto de Mu­rilo ti­rada no ba­nheiro da es­cola, que foi pu­bli­cada na in­ternet. Assiná-le as alternativas relacionadas as atitudes que você tomaria: 1. Co­mu­ni­caria a gestão da es­cola e re­co­men­daria a con­vo­cação dos pais dos alunos para des­crever a si­tu­ação e pro­curar, em con­junto, uma so­lução para o pro­blema. 2. Verificaria a possibilidade de convidar um especialista para oferecer uma palestra para alunos, pais e comunidade com o tema bullying e cyberbullying. 3. Comunicaria o caso à direção da escola e pediria apoio de um professor que entenda de informática e redes sociais para reunir os alunos em um workshop sobre bullying e cyberbullying, para debate sobre o tema e receber orientações sobre como agir ao presenciar uma situação desse tipo. 4. Conversaria com Paulo, Carmem e com Murilo, orientando-os e incentivando o diálogo, a reflexão, o respeito e o entendimento entre todos. Esta ati­tude está res­pal­dada pela Re­so­lução SE 52/2013: Com­pe­tên­cias do pro­fis­si­onal do­cente, item m: Saber me­diar si­tu­a­ções de con­flito e in­dis­ci­plina em sala de aula. 5. Interviria na discussão entre Carmem e Paulo, promovendo a reflexão a respeito da situação e da atitude de cada um. Esta ati­tude está res­pal­dada pela Re­so­lução SE 52/2013: Com­pe­tên­cias do pro­fis­si­onal do­cente, item m: Saber me­diar si­tu­a­ções de con­flito e in­dis­ci­plina em sala de aula. 6. Verificaria com a escola a possibilidade de oferecer oficinas de língua portuguesa e matemática no contra turno, para que Murilo e outros alunos com dificuldades recebam auxílio complementar. Esta ati­tude está res­pal­dada pela LDB/96: Art. 13. Os do­centes in­cumbir-se-ão de: zelar pela apren­di­zagem dos alunos, es­ta­be­lecer es­tra­té­gias de re­cu­pe­ração para os alunos de menor ren­di­mento e co­la­borar com as ati­vi­dades de ar­ti­cu­lação da es­cola com as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade.


JSims: Todas as alternativas tem amparo legal. São elas:
JSims: 1. Co­mu­ni­caria a gestão da es­cola e re­co­men­daria a con­vo­cação dos pais dos alunos para des­crever a si­tu­ação e pro­curar, em con­junto, uma so­lução para o pro­blema.
2. Verificaria a possibilidade de convidar um especialista para oferecer uma palestra para alunos, pais e comunidade com o tema bullying e cyberbullying.
JSims: 3. Comunicaria o caso à direção da escola e pediria apoio de um professor que entenda de informática e redes sociais para reunir os alunos em um workshop sobre bullying e cyberbullying, para debate sobre o tema e receber orientações sobre como agir ao presenciar uma situação desse tipo.
4. Conversaria com Paulo, Carmem e com Murilo, orientando-os e incentivando o diálogo, a reflexão, o respeito e o entendimento entre todos.
JSims: 5. Interviria na discussão entre Carmem e Paulo, promovendo a reflexão a respeito da situação e da atitude de cada um.
6. Verificaria com a escola a possibilidade de oferecer oficinas de língua portuguesa e matemática no contra turno, para que Murilo e outros alunos com dificuldades recebam auxílio complementar.

Soluções para a tarefa

Respondido por radhiny
3
2. Verificaria a possibilidade de convidar um especialista para oferecer uma palestra para alunos, pais e comunidade com o tema bullying e cyberbullying. 

Esta atitude está respaldada pela LDB/96 e pelo Estatuto do Magistério: Com a LDB, o art. 13 (Os docentes incumbir-se-ão de: zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade); e com o Estatuto do Magistério, o art. 63, inciso VII (O integrante do Quadro do Magistério tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições mantendo conduta moral e funcional adequada à dignidade profissional, em razão da qual, além das obrigações previstas em outras normas, deverá: incentivar a participação, o diálogo e a cooperação entre educandos, demais educadores e a comunidade em geral, visando à construção de uma sociedade democrática) relacionam-se diretamente à ação.

radhiny: Aliás, nesta questão, todas as alternativas estão respaldadas pelas leis LDB e ECA.
professorgrillobeto: obrigado!
jhonatasmarques: olha isso essa pegunta ta errada
Perguntas interessantes