O que você descobriu sobre o uso da metáfora nas propagandas? Escreva um parágrafo que demonstre o que é a metáfora e como ela pode ser utilizada na propaganda para persuadir o leitor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.
- A metáfora é uma poderosa ferramenta da comunicação humana. Ela está presente em praticamente todas as conversas do dia a dia. Aparece, por exemplo, na música, nas poesias, nas propagandas, etc. Os estudos mais recentes apontam que em uma conversa as pessoas usam, em média, quatro metáforas por minuto. Isso acontece porque utilizamos a metáfora para expressar um pensamento sem querer ir direto ao assunto.
Explicação:
Conceito de Metáfora
Uma das figuras de linguagem mais conhecidas na língua portuguesa, a metáfora, como dito acima, é uma comparação subentendida que se faz entre dois elementos. Ela é feita, por exemplo, referenciando fatos novos a fatos antigos. Normalmente eles possuem algumas características em comum, sem que essa qualidade seja revelada.
A metáfora é uma poderosa ferramenta da comunicação humana. Ela está presente em praticamente todas as conversas do dia a dia. Aparece, por exemplo, na música, nas poesias, nas propagandas, etc. Os estudos mais recentes apontam que em uma conversa as pessoas usam, em média, quatro metáforas por minuto. Isso acontece porque utilizamos a metáfora para expressar um pensamento sem querer ir direto ao assunto.
É muito comum o uso dessa figura de linguagem para expor alguma ideia, assim como utilizá-la em comparações para explicar uma situação. Os estudiosos dizem ser praticamente impossível nos comunicarmos sem as metáforas.
A metáfora tem uma qualidade subjetiva e efêmera, mas quando ela se torna fixa, passa a ser catacrese, ou seja, se transforma em metáfora já absorvida no uso comum da língua. É uma espécie de gíria do cotidiano, usada para facilitar a comunicação. A catacrese é utilizada com frequência na linguagem oral. As pessoas a usam com tanta constância que nem se dão conta que a figura de linguagem está presente no diálogo. Observe os exemplos mais comuns: "pé de alface", “perna da mesa”, “braço da cadeira”, “braço do sofá”, “cabeça do alfinete”, “céu da boca”, “dente de alho”, etc.