Artes, perguntado por ariellemont4664, 1 ano atrás

o que significamos termos poliocromia e monocromia? Qual a principal diferença entre essas técnicas

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrohenriquebd1
10
UMA PINTURA QUE EMPREGAM VARIOS TONS DA MESMA COR E RECEBE O NOME DE MONOCROMIA.: A ARTE FEITA COM UMA UNICA COR, COM VARIACOES DE TONALIDADES.                                                              POLICROMIA É ARTE FEITA COM VARIAS CORES. É O EMPREGO DE VARIAS CORES NO MESMO TRABALHO..
Respondido por ludimyllaveras65
0

Resposta:

MONOCROMIA

    Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.

MONO + CROMIA = UMA COR

Observe como se faz uma escala monocromática a partir de uma cor escolhida (primária ou secundária ):

ESCALA MONOCROMÁTICA é a gradação de valor e intensidade de uma mesma cor. Misturadas com o preto tornam-se mais escuras (ESCALA DE VALOR) e com o branco ficam mais claras ( ESCALA DE INTENSIDADE ). As coisas, na realidade, nunca são de uma só matiz ou tonalidade de cor. Existe grande variedade de matizes e tons dentro de uma mesma cor.

As cores recebem influência da luz, da intensidade, dos reflexos e também da nossa própria retina.  

POLICROMIA

       É a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.  

POLI + CROMIA = MUITAS CORES

Matiz

          É a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, pôr exemplo, são matizes. Para se mudar o matiz de uma cor acrescenta-se a ela outro matiz.

Tom

        Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

Intensidade

        Diz respeito ao brilho da cor. Um matiz de intensidade alta ou forte é vívido e saturado, enquanto o de intensidade baixa ou fraca caracteriza cores fracas ou "pastel". O disco de cores mostra que o amarelo tem intensidade alta enquanto a do violeta é baixa.

           Conhecer a teoria das cores não é suficiente para elaborar trabalhos interessantes, porém ajuda e muito a atingir objetivos quando estes envolverem o sentido da visão. Afinal é o olho o órgão que capta as cores, passando a mensagem ao cérebro que a identifica e associa com estes conceitos apresentados.

Explicação:

Perguntas interessantes