O que significa o feijão arenado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Feijão preto
Lauro Alves / Agencia RBS
Lauro Alves / Agencia RBS
Bastante comum, especialmente no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a matéria-prima da feijoada normalmente contém mais tanino, substância antioxidante que atua na prevenção dos radicais livres, que causam envelhecimento das células.
— Há estudos que dizem que esse pigmento se equivale aos vinhos tintos — diz o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Irajá Ferreira Antunes.
Feijão carioca
DIVULGAÇÃO / Divulgação
DIVULGAÇÃO / Divulgação
De acordo com Antunes, hoje, 70% do consumo de feijão no Brasil é do carioca. Assim como a maioria dos feijões, é boa fonte de fibras, ferro, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e proteína. É o tradicional feijão do dia a dia.
Feijão fradinho (ou de corda)
De grão miúdo e pouca capacidade de engrossar caldos, o fradinho é uma ótima opção para saladas e refogados. É usado no preparo do acarajé baiano. Destaca-se pela presença de zinco, mineral com efeito protetor dos neurônios e que contribui na diminuição da depressão.
Feijão jalo
Rico em fósforo, o jalo é um feijão de cor clara que pode ser usado em saladas e sobremesas. Antunes diz que esses grãos em tons de bege são bastante populares no centro-oeste brasileiro.
Feijão azuki
Bom em quantidade de proteína e ácido fólico, o azuki é tradicional na culinária japonesa. Bastante versátil, pode ser utilizado em uma diversidade de pratos que vão de doces a molhos e cremes.
Feijão branco
Tatiana Cavagnolli / Agencia RBS
Tatiana Cavagnolli / Agencia RBS
Destaca-se pela presença da faseolamina, proteína que atua na redução da digestão e na absorção do amido. Também tem baixo índice glicêmico e teor significativo de fibras. Na cozinha, é indicado para preparar sopas e saladas, além da tradicional Cassoulet (feijoada francesa). A nutricionista Marina Azambuja Amaral também sugere o uso em doces, como base para brigadeiros e brownies.
Feijão verde
É aquele que é consumido ainda verde e cai bem com saladas, omeletes e sopas. A vantagem desse tipo é ter menos calorias.
Feijão roxo
Mais fibras e menos calorias são os destaques desse grão. Pode ser consumido em refogados, junto a outros legumes. Bastante comum em Minas Gerais.