O que significa dizer que um ambiente, com o os polos ou as fontes termais, é extremo? Será que os pinguins, por exemplo, sentem frio intenso nos locais onde vivem? Justifique sua resposta usando o conceito de lim ite de tolerância.
Soluções para a tarefa
olá,
Um ambiente é considerado extremo pois contém condições que tornam difícil a sobrevivência da maioria dos seres vivo. São ambientes com temperaturas muito altas ou baixas, pressões muito altas ou baixas, baixa quantidade de oxigênio, falta de água.... São exemplos desses ambientes: os polos, os vulcões, os desertos...
Os seres vivos que vivem neste ambiente estão extremamente adaptados para sobreviver perante estes fatores ecológicos. Tal característica decorre da existência da lei do mínimo. A lei do mínimo disciplina o limite de tolerância para o desenvolvimento do ser vivo, ou seja, os limites máximo e mínimo para que o ser vivo se desenvolva.
Assim, mesmo um ambiente de condições extremas apresenta limite mínimo para que os seres vivos possam se desenvolver.
Os pinguins, por exemplo, são animais adaptados a viver no frio dos polos. Seu corpo possui uma camada extra de gordura abaixo da pele, que é a responsável por manter os animais aquecidos, já que a gordura retém o calor que seria liberado pelo organismo.
No inverno, os animais se agrupam para se manter aquecidos, já que apenas essa gordura protetora não é suficiente para protegê-los do frio intenso.