Português, perguntado por camilabrito231pdgzfl, 11 meses atrás

O que significa contradição do esquecimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por angelabuttiere
0

Neste texto, com base na análise de um casoia fugido da memória; em lugar do nome do pintor — Signorelli — acudiam-lhe à mente dois outros nomes, recusados interiormente como errôneos: Botticelli, que a Freud era tão familiar quanto Signorelli, e Boitraffio, menos vivo em seu conhecimento. Algum tempo após, ao lhe ser indicado por um amigo o nome olvidado, o reconhecimento foi imediato.

O autor inicia sua reflexão sobre a causa desse esquecimento constrangedor opinando que o tema anterior de sua conversa pertubara o tema seguinte, nele produzindo um bloqueio: momentos antes de falar em Orvieto, reportara a seu companheiro de viagem impressões que um colega seu, médico na Bosnia e na Herzegovina, lhe transmitira sobre as atitudes de seus clientes turcos da região: demonstravam estes, segundo o colega, grande confiança na figura do médico e um singular conformismo, evidenciado por sua reação a prognóstico fatal de parente; com efeito, costumavam então dizer, diante do sombrio laudo médico: " Senhor (Herr), que se pode fazer? Se fosse possível salvá-lo, o senhor o teria feito!" Frisa Freud, neste ponto do artigo, que os nomes próprios implicados nesse passo da conversa foram "Bósnia" e "Herzegovina", além do nome de tratamento "Herr", todos eles ulteriormente envolvidos na substituição do nome A — Signorelii — pelos nomes B1, Botticelli, e B2, Boltraffio. Acrescenta o autor que teve então vontade de ajuntar àquele primeiro comentário, sobre os usos dos turcos da região, o de que estes estimam a normalidade do desempenho sexual como o mais precioso bem, pois, se advertidos de problema insoluvel a tal respeito, desesperam-se a ponto de afirmar que preferem a morte a tal crise, o que configura flagrante contraste com seu natural conformismo. Mas, continua Freud, reteve seu impulso, por vir-lhe à consciência não convir tratar, com um estranho, de assunto tão escabroso. De análise mais aprofundada depreende Freud que outro motivo, inconsciente, concorreu para que não tivesse abordado tal tema: semanas antes, na estação de Trafói (o nome Boltraffio atestaria a presença inconsciente deste fato em sua cabeça) tomara conhecimento do suicídio de um seu paciente, desesperado face à incurável impotência: a necessidade inconsciente de se poupar do desprazer da recordação desse malogro profissional teria levado Freud a evitar associações conducentes ao tema "morte e sexualidade", inerente ao mencionado suicídio.

Fixa a seguir Freud os seguintes pontos de sua análise:

a) houve perturbação do novo tema pelo anterior;

b) o esquecimento não foi casual: teve uma motivação, a saber, o bloqueio de associações que levassem ao tema "morte e sexualidade";

c) pretendia ele esquecer algo, pois, e por isso reprimira certos pensamentos; tudo se passou, porém, como se aquilo que queria esquecer (o suicídio de seu cliente) tivesse provocado o esquecimento do que não queria esquecer (Signoreili) por estar este nome associado ao tema proibido; os nomes substitutivos revelam que sua intenção de olvidar o tema "morte e sexualidade" não conseguiu nem realização plena, nem frustração completa, tendo havido um resultado de compromisso, uma espécie de compensação recíproca;

d) o nome olvidado (nome A, Signoreili) acabou por ficar dividido em dois pedaços: "-elli", presente em B1, Botticelli e "signor-", que surgiu, inaparente e resguardado por ter sido traduzido, nos dois nomes substitutos, sob a forma "Bo". A propósito, diz literalmente Freud: "A substituição do pedaço "signor-" se operou como por um deslocamento ao longo da associação com os nomes Herzegovina e Bósnia, sem levar em conta nem o sentido nem a limitação acústica das sílabas. Assim, pois, os nomes foram manejados nesse processo de modo análogo ao do manejo de imagens gráficas representativas de pedaços de uma frase com a qual se deve formar um hieróglifo". Acrescenta "que a coincidência "signor-"/" bo" nada deixa transparecer do processo que a criou; analogamente, não se percebe, além da repetição de sílabas (Bósnia, Botticelli) outro tipo de relações entre o tema no qual aparece o nome Signorelli e o tema que o precedeu (morte e sexualidade/Trafói) e que foi reprimido";

e) aventa serem as seguintes as condições do esquecimento de nomes acompanhado de lembrança errônea: 

— certa predisposição para o esquecimento daquele nome; 

— um processo repressivo ocorrido pouco antes do esquecimento; 

— a possibilidade de uma associação externa entre o nome que se esquece e o elemento anteriormente reprimido.

":

 

Perguntas interessantes