o que significa a expressão oceano azul
Soluções para a tarefa
É um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados. O oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.
O que realmente é:
É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.
Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.
Já a palavra “estratégia” tem relação com os modelos analíticos e as ferramentas apresentados no livro, assim como os 6 princípios do oceano azul:
Reconstruir barreiras no mercado
Concentrar-se no panorama geral
Ir além da demanda existente
Formular a estratégia na sequência adequada
Superar os obstáculos organizacionais
Orientar a execução estratégica
“É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo”, diz Marcelo Pereira Binder, consultor e professor de estratégia da FGV-EAESP.
Ele conta que o livro esteve na moda por pelo menos cinco anos (seu lançamento já tem mais de 10) e que, apesar de já não ser mais tão falado, é um conceito que tem seu valor. “Faz refletir e pode levar para uma disrupção”, diz.