Geografia, perguntado por LarhaYURA19, 8 meses atrás

o que seria o direito à cidade para um cidadão?

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrynajaaynny
1

Resposta:

olá

O direito à cidade é um direito difuso e coletivo, de natureza indivisível, de que são titulares todos os habitantes da cidade, das gerações presentes e futuras. Direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis.

Explicação:

vivemos numa época em que os ideais de direitos humanos tomaram o centro do palco. Gasta-se muita energia para promover sua importância para a construção de um mundo melhor. Mas, de modo geral, os conceitos em circulação não desafiam de maneira fundamental a lógica de mercado hegemônica nem os modelos dominantes de legalidade e de ação do Estado. Vivemos, afinal, num mundo em que os direitos da propriedade privada e a taxa de lucro superam todas as outras noções de direito. Quero explorar aqui outro tipo de direito humano: o direito à cidade.

Ao longo dos últimos anos tem havido muitos protestos e movimentos sociais sob o slogan ‘direito à cidade’, desde moradores de conjuntos habitacionais em New Orleans que desejam recuperar seus bairros antigos a berlinenses lutando contra a demolição da última parte restante do muro de Berlim para a construção de apartamentos de luxo, ou no Rio de Janeiro com as lutas de moradores resistindo às remoções para as preparações para a Copa do Mundo do ano que vem e das Olimpíadas de 2016. Estas questões concernem ao direito à cidade. Mas o que esta frase realmente significa? O que é este “direito”? Todos têm direito a tal? Por que é importante?

MARQUE COMO SUA MELHOR RESPOSTA!

Perguntas interessantes