O que são splicing e splicing alternativo?
Soluções para a tarefa
Splicing alternativo :Altera a composição dos éxons do RNA.
Splicing (Processo pós transcricional): Para a produção de um RNA mensageiro em células eucarióticas, o segmento inteiro do gene, incluindo íntrons e éxons, é primeiramente transcrito em uma longa molécula de RNA. As sequências correspondentes aos íntrons são retiradas e os éxons são unidos. A retirada dos íntrons ocorre em 4 etapas:
1ª etapa: o primeiro ribonucleotídeo no final do primeiro éxon (GU) é o U1 que vai se ligar ao U2 (ponto de ramificação interno A que é a adenina interna conservada). Essa ligação forma o spliceossomo inativo.
2ª etapa: O spliceossomo vai se ligar ao complexo U4-U5-U6 e vai se tornar ativo.
3ª etapa: O íntron é retirado e uma ponta de íntron liga-se a adenina interna conservada, restando os éxons.
4ª etapa: Em seguida, a outra ponta do íntron é cortada e os éxons juntam-se através de reações de transesterificação
Resumindo: No processo pós-transcricional que acontece nos eucariontes, ocorre o Splicing que é a remoção dos íntrons desse pré-RNA, para que tenha apenas éxons.
Splicing alternativo é um processo pelo qual, durante a expressão génica, éxons de um transcrito primário são clivados em locais diferentes na molécula de RNA recém sintetizada, as enzimas que exercem essa função de splicing são sustentadas pelo domínio do braço de carboxila do complexo da RNA polimerase II, deste modo com as diferentes composições dos íntrons que foram removidos, os mRNA maduros são compostos de bases com sequências diferentes, implicando assim em códons diferentes e consequentemente em polipeptídeos com sequências de amino ácidos distintas, o que constitui proteínas de diferentes funções que foram codificadas por um mesmo gene.