O que são empresas multinacionais e a partir de quando elas começaram a chegar no Brasil?
Soluções para a tarefa
O que são empresas multinacionais e transnacionais?
O fator comum desses dois termos é que ambos se referem a empresas com matriz num determinado país, mas que atuam em diversos países do mundo, sendo reconhecidas principalmente por se tratarem de empresas de grande porte e alto volume de faturamento.
Entretanto, há uma diferença a ser considerada. Enquanto as multinacionais não possuem a maior parte no capital no país de origem, as transnacionais mantêm a maior parcela do seu capital no país de origem. Em ambos os casos, o que move a instalação dessas empresas em outros países trata-se da busca por:
– Mercado consumidor;
– Fontes de energia;
– Matéria-prima e/ou mão de obra barata.
Com um ou mais desses objetivos norteando os negócios, essas empresas instalam filiais em outros países, onde em cada um deles pode ser realizado o processo produtivo por completo ou em cada país é fabricada uma parte do produto, conforme condições mais vantajosas.
Quando as empresas multinacionais e transnacionais começaram a chegar ao Brasil?
Tanto as empresas multinacionais quanto as transnacionais começaram a chegar ao Brasil no período entre 1956 e 1961, os chamados anos dourados. Isso ocorreu pelo fato de o governo de Juscelino Kubitschek ter aberto o mercado brasileiro para investimentos internacionais. Entre as empresas de outros países que chegaram ao Brasil nesse período, destacam-se: General Motors, Volkswagen, Willys e Ford.