O que são América Latina e América anglo-saxônica
Soluções para a tarefa
Resposta:
América Anglo-Saxônica é a denominação aplicada para designar o grupo de países da América que tem como língua oficial o inglês, em objeção à América da Latina que é formada por países de colonização portuguesa, francesa e espanhola. Esses países possuem o português, francês e espanhol como idiomas oficiais.
As nações da América Anglo-Saxônica abarca uma área de aproximadamente 20 milhões de km² e possuem ligações históricas e culturais com o Reino Unido. Situados na América do Norte, América Central e América do Sul, existe discussões sobre as nações que formam a região, uma vez que alguns pesquisadores classificam como nações pertencentes à América Anglo-Saxônica apenas os países com as maiores economias das Américas: Estados Unidos e Canadá.
O termo “anglo-saxões” faz referência aos cidadãos da Inglaterra depois do triunfo dos saxões sobre os bretões. A maior parte dos anglo-saxões são brancos, descendentes de caucasianos.
Mapa da América Anglo-saxônica. (Foto: Wikipédia)
Nações Anglo-Saxônicas
Muitas pessoas acham que a América Anglo-Saxônica é formada apenas por Estados Unidos e Canadá, uma vez que muitos estudiosos usam esse termo para se referir aos países desenvolvidos da América. No entanto, a América Anglo-Saxônica é formada por 14 países, são eles:
América do Norte
Estados Unidos Canadá
América Central
Antígua e Barbuda Jamaica
Barbados
São Cristóvão e Nevis
Belize São Vicente e Granadinas
Bahamas Santa Lúcia
Dominica Trinidad e Tobago
Granada
América do Sul
Guiana
Economia
Os Estados Unidos têm um parque industrial variado, com grande produção de bens de consumo e de tecnologia, além de um robusto setor de serviços. Por esse motivo, a economia estadunidense é usada como modelo mundial e o dólar é a moeda mais usada em transações internacionais. No Canadá, a indústria automotiva, alimentícia e aeronáutica são as principais.
A América Anglo-Saxônica é uma das grande produtora de carne, leite e grãos. Essa região é classificada como um celeiro agrícola, capitalista e muito moderna, pois mantém áreas especializas para o cultivo de alguns produtos, a exemplo do trigo em Saskatchewan, no Canadá.
Os Estados Unidos e o Canadá possuem reservas de vários minerais como o petróleo, gás natural, ouro e cobre. Contudo, os americanos precisam importar recursos minerais para suprir a grande demanda.
Clima, Relevo e Vegetação
O relevo tem grande variação entre as duas costas da América do Norte. Na costa do oceano Pacífico, a oeste, ficam localizadas as montanhas rochosas (formações recentes e elevadas). No relevo também é possível encontrar uma grande planície central.
Na vegetação da América Anglo-Saxônica, a floresta temperada é predominante. A vegetação é formada por tundra (musgos e líquens), floresta temperada (coníferas), estepes (herbáceas e pequenos bosques), pradarias (vegetação rasteira), desertos (vegetação xerófila), savanas (gramíneas e árvores esparsas), pântanos (vegetação herbácea e arbustiva que fica inundada na maior parte do tempo) e, ainda, algumas áreas de pouca vegetação, no caso das regiões muito frias do Círculo Polar Ártico (clima polar).
Definido pela latitude, o clima temperado continental e oceânico é marcante na região. Somente o norte do Canadá está nos limites entre o polar e subpolar e a porção sul dos EUA está no tropical.
Questões Humanas e Políticas
O grande progresso econômico é uma marca forte da América Anglo-Saxônica. Destaca-se a região dos Grandes Lagos, que concentra a maior parte dos habitantes dos EUA e Canadá. Nessa região ficam as maiores cidades, grande parte do parque industrial e os centros financeiros.
No tocante à política, as definições dos Estados Unidos são sentidas no mudo inteiro: o país intermédia confrontos e atua para assegurar os interesses próprios. Exemplo disso é o tempo de atuação norte-americana no conflito entre Israel e Palestina e as invasões do Iraque e Afeganistão.
Religião
De forma geral, os países anglo-saxões são protestantes, ainda que outras religiões estejam presentes como: catolicismo, anglicanismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, budismo, dentre outras. Dos países anglo-saxões, os Estados Unidos é umas das nações com maior diversidade religiosa do mundo.
América Latina
A classificação América Latina é usada para se referir a todas as nações do continente americano, exceto Estados Unidos e Canadá. Entretanto, não existe nenhuma "lista" oficial falando quais são os países latino-americanos.
Os países que formam a América Latina seriam as nações da América do Sul, América Central e o México.
Esse nome teria sido usado pela primeira vez por Napoleão III, no século XIX, mesmo período em que teria surgido o termo “Europa latina” para classificar os países de língua neolatina.
A população foi formada por meio da miscigenação racial entre brancos, negros, índios, mestiços, em contraposição à raça branca que é predominante nos países anglo-saxões.