História, perguntado por betadepaula1414, 11 meses atrás

O que Rousseau fez na juventude?​

Soluções para a tarefa

Respondido por keidelane159928
2

Resposta:

Jean-Jacques Rousseau nasceu em 28/07/1712, em Genebra, Suíça, numa família de origem francesa e protestante.

A morte da mãe e o desleixo do pai deixaram-no, bem cedo, entregue a si mesmo. As leituras desordenadas e precoces habituaram-no a viver mais no reino da fantasia do que na realidade.

Ainda criança, transcorria, por vezes, noites inteiras lendo, em companhia do seu pai e ambos se comoviam até as lágrimas perdendo a noção do tempo, conforme revele em "Confissão": "Minha mãe deixara romances. Meu pai e eu começamos a lê-los após o jantar. A princípio pensou-se apenas em exercitar-me a leitura através de livros divertidos, mas em breve o interesse tornou-se tão vivo que líamos alternadamente sem parar e passávamos as noites nessa ocupação. Só podíamos parar ao final do volume. Às vezes, meu pai, ouvindo as andorinhas pela manhã, dizia todo envergonhado: vamos deitar, sou mais criança que tu. Em pouco tempo adquiri, com esse método perigoso, não somente uma extrema facilidade para ler e ouvir, mas uma compreensão das paixões em minha idade. Não possuía nenhuma idéia sobre as coisas, mas todos os sentimentos me erma conhecidos". Tais leituras despertaram-lhe, muito cedo, o gosto pelas sensações e pelas tramas romanescas.

Com dez anos é recolhido pelo tio maternal quando seu pai deixa Genebra.

Não tinha ainda dezesseis anos, quando, ao voltar para Genebra, após um passeio, encontrou as portas da cidade fechadas. Resolve então, abandonar Genebra e procurar asilo junto a um sacerdote católico. Este, encaminhou-o à Madame de Warens, que residia na Sabóia ( Clarens, a administração da casa e co patrimônio (quarta e quinta partes), a vida no campo oposta a vida na cidade, a educação das crianças (quinta parte, carta III - em que temos a impressão de lermos as páginas de Emílio), comparação entre a música italiana e a música francesa, que tantas polêmicas levantou na época (primeira parte, carta XLVIII), a vida cotidiana, o vestuário, o duelo, as vindimas, o jardim à inglesa, o romântico, que começava a impor-se ao jardim clássico, o pensamento do filósofo Wolmar e sobretudo o pensamento religioso de Julia.

O livro foi recebido como um dos maiores best-sellers da época. De 1761 a 1800 teve cem edições ou contrafações, número enorme para o século XVIII. Romance do pensamento de Rousseau que suas obras iriam teorizar, Nova Heloísa é a sensibilidade e o lirismo de seu autor aprofundando o tema das relações humanas, examinando ou relatando acontecimentos sobre vários pontos de vista onde o espaço físico e o espaço interior ampliados têm mais tempo para serem elaborados. Centrada na região suíça de Vaud (Vevey e Clarence esta última reunida hoje ao aglomerado de Mountreaux) mas derramando-se pelo Valais por Genebra, Paris, Londres, Roma, ela acaba englobando a terra inteira quando Saint-Preux - seu duplo - dá a volta ao mundo com a expedição do almirante George Ansom (1740 - 1744).

A estrutura do romance, a ordem dos acontecimentos é determinada pela presença do

Perguntas interessantes