o que promove a felicidade nos dias atuais ?
Soluções para a tarefa
“Felicidade não são os bens que adquirimos, nem uma soma de prazeres, como o capitalismo nos faz crer. É um estado de espírito. É o sentido que imprimimos na nossa vida”
ESPERO TER AJUDADO.
A felicidade constitui sem dúvida o fio condutor da vida, e o apelo que nos espreita em cada esquina da existência. Assedia-nos hoje em dia nas telenovelas, e promove a catarse das frustrações alimentando o sonho do bem-estar imutável. Convence-nos na propaganda criativa, que incita a buscá-la no produto comercial imediato. Promete dar-se em abundância nas religiões e nas utopias salvíficas. Tira-nos do próprio eixo, quando emerge do olhar compassivo da pessoa amada… Difícil mesmo é defini-la e descobrir o trilho que nos leve mais rapidamente ao seu encontro.
ara a maioria das pessoas, invariavelmente, ganhar mais dinheiro é a resposta. É sempre o ‘vil metal’ – e não o amor, a amizade e mesmo o status que aparece no topo das preferências sobre o que pessoas consideram ser o principal ingrediente para as tornar felizes. De facto, muitos estudos comprovam que o dinheiro pode contribuir para a melhoria dos níveis de satisfação, mas apenas por pouco tempo. A euforia de quem foi subitamente contemplado com a ventura da sorte, como os vencedores da lotaria ou do euro milhões, costuma perceber que a presença da ‘felicidade’ não costuma durar mais que um ou dois anos, às vezes menos. Quem é rico de nascimento ou tem fortuna há muito tempo, já não vê no dinheiro os poderes mágicos que a intuição popular lhe atribui.