o que pretendia o movimento de negritude
Soluções para a tarefa
Negritude é um movimento reivindicativo criado por estudantes negros na décadNEGRITUDE
Negritude é um movimento reivindicativo criado por estudantes negros na década de 30 em Paris, sendo os principais responsáveis o martinicano Aimé Césaire, Léopold Sédar Sengor senegalês e o Leon Damas ganês. Os quais tiveram influências de membros do Renascimento de Harlem, Entre outros, reuniram-se os escritores Langston Hughes e Richard Wright e músico de jazz Duke Ellington e Sidney Bech. Também receberam influências do Iluminismo, pan-africanismo e uma pequena do marxismo. Esses autores fundaram a revista L’étudiant noir (o Estudante Negro). Além da revista, o grupo desenvolveu intensa atividade. Organizando reuniões, exposições, assembléias, publicando artigos e poemas em outras revistas, O termo “Negritude” aparece pela primeira vez escrito por Aimé Césaire, em 1938, no seu livro de poemas, “Cahier d’un retour au pays natal” e é a Senghor que são atribuídas as primeiras tentativas de definição do conceito de Negritude: “Conjunto dos valores culturais do mundo negro”.
Através da literatura esses autores buscaram enaltecer a história, cultura e raça negra, que foi desvalorizada pelos os colonizadores que tratavam os negros como animais prejudicando-os de tal forma que até hoje são vistos por muitas pessoas com um grande preconceito, as quais julgam a cor negra como sendo inferior a cor branca, certas vezes o próprio negro já acaba se sentindo realmente inferior. Sendo assim o movimento Negritude surgiu para despertar no povo negro o sentimento de orgulho de sua raça, suas origens e cultura e também a lutarem por seus direitos e interesses político econômicos e sociais. Por isso “Negritude” não surgiu apenas com o intuito de recuperar a dignidade e a personalidade do homem africano, mas também como um movimento que luta contra o domínio dos colonizadores na África.Todo esse contexto é levado para as obras desses autores por isso negritude é considerado um movimento não apenas literário, mas também político, pois, tratam assuntos que estão presente na realidade do povo onde vivem.
É inegável a influência que este movimento exerceu no povo africano e na literatura que surgiu posteriormente . Fundou a revista L’étudiant noir (o Estudante Negro). Além da revista, o grupo desenvolveu intensa atividade. Organizando reuniões, exposições, assembléias, publicando artigos e poemas em outras revistas, conseguiu fazer o mundo enxergar que existia, sim, uma cultura, uma civilização africana.
a de 30 em Paris, sendo os principais responsáveis o martinicano Aimé Césaire, Léopold Sédar Sengor senegalês e o Leon Damas ganês. Os quais tiveram influências de membros do Renascimento de Harlem, Entre outros, reuniram-se os escritores Langston Hughes e Richard Wright e músico de jazz Duke Ellington e Sidney Bech. Também receberam influências do Iluminismo, pan-africanismo e uma pequena do marxismo. Esses autores fundaram a revista L’étudiant noir (o Estudante Negro). Além da revista, o grupo desenvolveu intensa atividade. Organizando reuniões, exposições, assembléias, publicando artigos e poemas em outras revistas, O termo “Negritude” aparece pela primeira vez escrito por Aimé Césaire, em 1938, no seu livro de poemas, “Cahier d’un retour au pays natal” e é a Senghor que são atribuídas as primeiras tentativas de definição do conceito de Negritude: “Conjunto dos valores culturais do mundo negro”. Através da literatura esses autores buscaram enaltecer a história, cultura e raça negra, que foi desvalorizada pelos os colonizadores que tratavam os negros como animais prejudicando-os de tal forma que até hoje são vistos por muitas pessoas com um grande preconceito, as quais julgam a cor negra como sendo inferior a cor branca, certas vezes o próprio negro já acaba se sentindo realmente inferior. Sendo assim o movimento Negritude surgiu para despertar no povo negro o sentimento de orgulho de sua raça, suas origens e cultura e também a lutarem por seus direitos e interesses político econômicos e sociais. Por isso “Negritude” não surgiu apenas com o intuito de recuperar a dignidade e a personalidade do homem africano, mas também como um movimento que luta contra o domínio dos colonizadores na África.Todo esse contexto é levado para as obras desses autores por isso negritude é considerado um movimento não apenas literário, mas também político, pois, tratam assuntos que estão presente na realidade do povo onde vivem. É inegável a influência que este movimento exerceu no povo africano e na literatura que surgiu posteriormente . Fundou a revista L’étudiant noir (o Estudante Negro). Além da revista, o grupo desenvolveu intensa atividade. Organizando reuniões, exposições, assembléias, publicando artigos e poemas em outras revistas, conseguiu fazer o mundo enxergar que existia, sim, uma cultura, uma civilização africana.