Física, perguntado por Rodriguessz, 1 ano atrás

o que poderia ter levado Nicolau Copérnico a resgatar o modelo heliocêntrico de universo, desenvolvido inicialmente por Aristarco de Samos mas renegado no período grego?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
17
Olá, tudo bem? Estudando a trajetória de vida de Nicolau Copérnico podemos ter uma ideia dos eventos que influenciaram suas descobertas. Aos 18 anos, ele ingressou na Universidade de Cracóvia, onde estudou Filosofia, Matemática e Astronomia. 6 anos depois, foi à Itália para aprender grego clássico e direito canônico.

Esses eventos foram primordiais na sua formação científica, pois lhes deram as ferramentas e capacidade de compreensão a ponto de concordar ou discordar das teorias astronômicas vigentes, dentre elas a teoria geocêntrica, assim como permitiram o seu contato com o conhecimento astronômico da Grécia antiga através de escritos como de Aristóteles, Ptolomeu (estes propositores da teoria geocêntrica) e Aristarco de Samos (este o primeiro a contradizer tal teoria).

Depois de ter aprofundado seus conhecimentos astronômicos na Itália, ele retornou à Polônia, onde então construiu um pequeno observatório e iniciou os estudos práticos de astronomia a partir da observação dos astros, o que o permitiu confirmar a interpretação de Samos.
Perguntas interessantes