o que Platão quer dizer quando afirma que o amor é busca da verdadeira beleza?
Soluções para a tarefa
Olá,
Platão (430 - 347) a.C., foi um pensador grego que entre muitas ideias apresentadas, encontramos também teorias psicológicas, como em Fedro, na cosmologia de Timeu e também na filosofia das ciências na obra Teetero.
Platão dividiu o mundo em três partes: os objetos percebidos pelos sentidos; os que não podem ser percebidos pelos sentidos mas podem ser entendidos, como conceitos matemáticos; e as ideias que só podem ser entendidas pela inteligência com o auxílio de outras ideias, como as virtudes e a justiça.
Para Platão, o amor é uma forma de delírio divino, manifestado no afeto por uma pessoa, um objeto ou à uma ideia e que sua manifestação elava nossa existência. Distingue o amor por sua finalidade, condena o amor carnal e eleva o amor pela sabedoria, expresso na filosofia e que abrange a verdadeira beleza. Assim, a beleza é um bem e deve ser desejada porque nos torna pessoas felizes.
A busca pelo amor mostra nossa imperfeição diante de algo que nos falta. Mais que a beleza dos corpos, devemos buscar a beleza da alma, a própria ideia de beleza. É a contemplação da beleza em si e que, é o amor à sabedoria, que nos remete a virtudes como a generosidade e a coragem em dar o melhor que temos: uma carícia, um sorriso, uma atenção, partilhar nossa fé e nossa confiança.