História, perguntado por yarazannao, 10 meses atrás

o que ocorreu na França governada por Luis XVI​

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriafernochi
2

Durante o seu longo reinado, que na prática exerceu de 1661 a 1715 (54 anos), reorganizou e equipou o exército francês, tornando-o o mais poderoso da Europa, e iniciou suas investidas militares com a invasão dos Países Baixos Espanhóis em 1667, que considerava serem herança de sua esposa. Perseguiu os protestantes neerlandeses e franceses na tentativa de polarizar novamente a Europa, opondo as nações católicas às protestantes, no entanto falhou nesse objetivo e acabou por voltar países de ambas as religiões contra a França. Na guerra da sucessão espanhola (1701-1714) colocou seu neto Filipe V de Espanha no trono espanhol, porém infligiu altos custos econômicos e humanos à França. Seu governo, um dos mais importantes da história da França, durou 54 anos e tornou-se conhecido pelo absolutismo monárquico, onde o rei controlou totalmente o estado. Um dos seus maiores arquitetos militares foi Sébastien Le Prestre de Vauban, que muniu o reino francês de inúmeras fortificações nas suas fronteiras, inaugurando o estilo Vauban. Ver sobre este assunto em poliorcética.

Guerra nos Países Baixos

Luís XIV, O Grande

Depois da morte de Felipe IV de Espanha, tio e sogro de Luís XIV, em 1665, seu filho (e de sua segunda esposa) subiu ao trono como Carlos II de Espanha. Luis XIV reclamou o território de Brabante, nos Países Baixos, governados até então pelo rei de Espanha, por considerar entes territórios herança de sua esposa, Maria Teresa, irmã mais velha de Carlos II (Maria Teresa era filha do primeiro casamento de Filipe IV). Luís argumentou que os costumes de Brabante não permitiam que um filho sofresse prejuízos por consequência de seu pai voltar a se casar, pelo que Maria Teresa tinha prioridade sobre os filhos dos seguintes matrimônios de Filipe IV, na hora de herdar. Estas reclamações dariam início a Guerra de Devolução de 1667, na qual Luís XIV participou pessoalmente.

Os interesses de Luís nos Países Baixos se beneficiaram dos problemas internos da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos. O político mais importante do momento nas Províncias Unidas, Johan de Witt, temia que o jovem Guilherme III, Príncipe de Orange, detivesse o poder nas Províncias Unidas. De Witt pensava que uma guerra naval contra França poderia ser vencida, mas uma guerra terrestre, permitiria a intervenção de Guilherme III, deixando, este com o poder nas Províncias Unidas . Assim, com as Províncias Unidas divididas em um conflito interno entre os seguidores de De Witt e os de Guilherme de Orange, junto aos desentendimentos entre ingleses e holandeses, a França não teve nenhuma dificuldade em conquistar Flandres e o Franco Condado. Impactados pela velocidade do triunfo francês, as Províncias Unidas se unirão a Inglaterra e Suécia em uma Tríplice Aliança no ano de 1668. A formação da Tríplice Aliança colocaria Luís XIV ante o problema de ver-se envolto em uma guerra de maiores dimensões, pelo que aceitou firmar a paz com o Tratado de Aquisgran, pelo qual a França ficava com o controle de Flandres, mas devolvia o Franco Condado a Espanha.

Perguntas interessantes